Porto Velho / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99967-8787

A Terceira Margem – Parte CCV – Navegando o Tapajós ‒ Parte XIX – Cerâmica Santarena VI

Publicado em: 29/04/2021 - 10:50
A Terceira Margem – Parte CCV – Navegando o Tapajós ‒ Parte XIX – Cerâmica Santarena VI

Navegando o Tapajós ‒ Parte XIX

Cerâmica Santarena VI

Vaso de Cariátides

Hino para a Guerra e a Vitória
Salmo 144, v. 12

(Bíblia Sagrada)

Sejam nossos filhos como plantas,

Crescidos desde a adolescência;

Nossas filhas sejam colunas talhadas,

Estruturas de um palácio.

 

As Cariátides são colunas com o formato de mulheres que suportavam na cabeça a cobertura do templo de Erectéion . Os gregos as usaram em substituição às colunas convencionais na ânsia de dar uma maior harmonia à sua arquitetura.

Os vasos cariátides são semelhantes a uma espécie de taça que, por intermédio de três cariátides femininas, repousa em um suporte em forma de carretel […].
(CORRÊA)

 

Os Vasos de Cariátides foram assim chamados por Frederico Barata, em função das três pequenas figuras humanas que sustentam uma vasilha sobre suas cabeças lembrando as cariátides gregas e conhecidos pela população local simplesmente como “caretas”. Os vasos são compostos por três partes distintas superpostas, modeladas separadamente e posteriormente unidas.

 

Base

 

Cariátides

Forma: Vaso de cariátides

Número de Tombo: 71/7.190

Técnica de Fabricação: Acordelamento

Antiplástico: Cauixi e caco moído

Altura: 14,2 cm

Diâmetro: 14,0 cm

Profundidade: 6,0 cm

Descrição: Forma do vaso e padrão de decoração na flange idem à peça 71/7.185. Duas das cariátides apresentam as mãos cobrindo a boca, enquanto a terceira tem as mãos apoiadas sobre os joelhos. O sexo feminino e o umbigo são indicados.

Decoração: Incisões retilíneas e espiraladas na borda e na base. Nos apêndices zoomorfos, os olhos foram feitos por aplicação e incisão circular, bem como em duas cariátides. A terceira cariátide tem os olhos de formato oval aplicados, com incisão horizontal. (GOMES)

 

Superior

 

–  faixas padronizadas distribuídas em torno da borda;

–  apêndices modelados representando urubus-reis arranjados em intervalos regulares e voltados para o vaso;

–  as cariátides;

–  os padrões incisos na base.

 

É composta principalmente de motivos bilaterais, mas existe também elementos assimétricos, combinando simetria bilateral e rotacional. Os urubus-reis modela­dos seguem este mesmo movimento translacional no qual as figuras se alteram entre vistas frontais e dorsais de um pássaro também de asas abertas.

E ainda, as pequenas figuras humanas sustentando o recipiente estão arranjadas em um padrão radial. Finalmente, a aplicação do princípio de simetria bilateral é também evidente na organização dos motivos da faixa basal. (GOMES)

Sob o efeito de drogas alucinógenas, os humanos mudam e se metamorfoseiam. Esta é uma visão de mundo onde a oposição cultura e natureza torna-se clara e onde, na verdade, a natureza cessa de existir como um reino externo. (GOMES).

 

Vaso de Gargalo

[…] os de gargalo lembram uma lâmpada votiva Oriental, com um gargalo emergindo ao centro de duas asas alongadas para os lados, com estilização de cabeças de pássaros ou jacarés. Ambos são sobrecarregados de relevos ou ornatos esculpidos, dando ao conjunto uma pompa “barroca” e uma riqueza que não se encontram em outras manifestações similares na Amazônia. (CORRÊA)

 

João Barbosa Rodrigues afirma que os vasos de gargalo eram usados em rituais fúnebres. Os Tapajó colocavam primeiramente os ossos dentro de um pequeno vaso que, por sua vez, era colocado dentro de outro maior e decorado:

de linhas com formas mais ou menos geométricas, feitas com tinta vermelha, que julgo ser caragiru, com óleo de copaíba ou de castanha Destas igaçáuas, encontrei fragmentos no Piracanã, como já disse anteriormente. Eram enterrados umas junto às outras, com a boca para cima. Pelos fragmentos encontrados, as maiores poderão ter quando muito três palmos de diâmetro. (RODRIGUES, 1875)

 

Tipos

1. Vaso de gargalo propriamente dito com forma de uma lâmpada votiva. Esta forma é sugerida pelas duas “asas” alongadas para o lado em forma de cabeça de jacaré ou de urubu-Rei.

2. Vaso de gargalo zoomorfo onde o corpo do vaso é representado por animais. (RODRIGUES, 1875)

Os vasos de gargalo são compostos por 4 partes: a primeira é um gargalo com flange; a segunda parte, logo abaixo da flange, é um pequeno bojo esférico, que pode possuir representações de rostos humanos, ou de elementos não reconhecíveis, de ofídios, de batráquios e de lacertílios. A terceira parte é o bojo, que pode ser formado por seis abóbadas ou possuir a forma esférica. Sua parte inferior tem o formato cônico e repousa sobre a base do objeto. Na superfície do bojo, existem figuras modeladas antropomorfas ou zoomorfas, que se apresentam aos pares e são posicionadas sempre em lados opostos. Em alguns vasos, as figuras modeladas assemelham-se a cabeças de répteis crocodilianos. Algumas estão com a mandíbula aberta e em outras fechada. Sobre as mandíbulas superiores, pode existir um animal quadrúpede e uma ave, ou somente uma ave, um quadrúpede ou ainda dois símios ou figuras antropozoomorfas. Em outros vasos, em vez das cabeças de crocodilianos, existem cabeças de aves semelhantes às encontradas nos “vasos de cariátides”, só que em dimensões maiores. Nas outras abóbadas, existem batráquios fixados pelos pés e posicionados em sentido oposto. No espaço entre os crocodilianos e os batráquios, há a representação de ofídios. É possível ainda que no lugar das cabeças de crocodilos ou aves, existam figuras antropomorfas semelhantes às que compõem os elementos antropozoomorfos e, no lugar dos batráquios modelados, existem batráquios aplicados. A quarta parte do vaso é a base, que possui forma anelar. São decoradas com tratamento plástico, algumas vezes representando rostos, figuras zoomorfas ou elementos não reconhecíveis. (GUAPINDAIA)

Primeira: gargalo cilíndrico, com flange recortada com perfurações.

Segunda: bojo, que pode possuir quatro abóbadas ou ter a forma oval. O bojo representa o corpo de um animal que possui a cabeça localizada em uma das abóbadas e a cauda na abóbada oposta.

Terceira: base do objeto, que possui forma anelar. Nos “vasos de gargalo”, há o predomínio, quase absoluto, de apêndices zoomorfos. Existem representações zoomorfas distribuídas por toda a superfície dos objetos, como batráquios, ofídios, lacertílios, símios e aves. Há inclusive, “vasos de gargalo” cujas formas representam animais [vasos de gargalo zoomorfos]. Em um número significativo de “vasos de gargalo”, ocorrem representações de rostos humanos nos bojos esféricos [abaixo dos gargalos] e nas bases. (BARATA, 1950)

 

 

Estatuetas

1. Critério de representação em: Antropomorfas, Zoomorfas e Inclassificadas. Inclassificadas: raras ocorrências de estatuetas com representações antropozoomorfas ou fito-zoomorfas.

2. As estatuetas antropomorfas foram subdivididas quanto à forma da base e postura.

3. As estatuetas antropomorfas podiam ter a base semilunar, unípede, circular ou em pedestal.

4. As estatuetas antropomorfas se apresentavam com a postura ereta, acocorada ou sentada. (CORRÊA)

A distribuição das cores é a seguinte: a branca cobre toda a estatueta; a vermelha está sobre a branca e concentra-se no adorno da cabeça, nas orelhas, nos dedos das mãos e pés e nos adornos dos braços e pernas; e a preta apresenta-se em forma de faixas retilíneas de 0,25 cm de largura e concentra-se em torno dos olhos, faces, braços e antebraços.

Não observamos escorrimento das tintas e verificamos que elas não saem em contado com a água. (GUAPINDAIA)

Na cabeça, os traços identificatórios estão bem definidos, possuindo a representação de olhos, nariz, boca, orelhas e em algumas, cabelos. Observamos três maneiras de representar os olhos: com incisões, com ponteado e em forma de grão. As bocas das figuras são feitas com incisões. As sobrancelhas, quando existem, são executadas através de roletes aplicados. Os narizes geralmente têm a forma triangular, são feitos em relevo e alguns possuem os orifícios nasais. As orelhas estão presentes, são feitas em relevo e mostram o uso de adorno auricular e a deformação do lóbulo. A representação dos cabelos é feita sempre por incisões e estes não ultrapassam a altura da nuca. A única exceção é a uma peça, cujo cabelo está representado em forma de trança e termina na altura das nádegas. Em algumas estatuetas existe a representação de adornos semelhantes a cocares de forma circular ou semicircular. No tronco, a maioria traz representações dos seios, do umbigo e do sexo. Os membros superiores estão sempre representados e a posição das mãos varia, ora estão apoiados nos quadris ou nas coxas, ora sobre os seios, o ventre ou o sexo ou ainda no queixo. Os membros inferiores são geralmente estilizados, dando a impressão que as figuras estão sentadas sobre as pernas. Porém, em alguns exemplares, as pernas estão bem definidas, tendo uma representação naturalista, apresentando-se eretas ou flexionadas.

Durante a análise das estatuetas, verificamos que houve maior preocupação com a representação da cabeça do que com o corpo. Existe uma maior elaboração na cabeça do que com o corpo, com exceção de cinco peças do museu. Das 29 estatuetas que não têm as cabeças fragmentadas, 13 têm a cabeça maior que o corpo, 8 têm a cabeça do mesmo tamanho do corpo 8 têm a cabeça menor que o corpo. (GUAPINDAIA)

Autor e Fonte: Hiram Reis e Silva

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Em Rondônia: PF intensifica ações de combate ao comércio ilegal de madeiras extraídas de terras indígenas Após qualificação, o homem foi levado à Base Roosevelt, em Pimenta Bueno, para indiciamento pelo crime de receptação, sendo liberado após o pagamento de fiança. A pena máxima para o delito pode chegar a quatro anos de reclusão.
2
Destaques - 4 horas atrás Intercâmbio para estudantes e professores de inglês é lançado pelo Governo de RO Os selecionados integram as escolas participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua nas Escolas Públicas
3
Capa - 4 horas atrás Governo de RO reforça Segurança Pública com entregas de equipamentos e veículos em municípios Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), a programação de entrega teve início nesta terça-feira (23) e segue até dia 27, reforçando o comprometimento do governo com a Segurança Pública.
4
Destaques - 4 horas atrás Novos procuradores do Estado tomam posse e fortalecem cenário jurídico de Rondônia Na cerimônia, as autoridades presentes parabenizaram os empossados e desejaram sucesso na jornada que se inicia, destacando a importância na defesa dos interesses da sociedade.
5
Agricultura - 4 horas atrás Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas O montante foi assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). O valor corresponde a recursos de emendas parlamentares do ano de 2023. 

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::