Porto Velho / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Cuidar ou perder + Ovos da serpente + Cassolismo em peso + Corrida ao Senado

Publicado em: 24/05/2021 - 3:18
Cuidar ou perder + Ovos da serpente + Cassolismo em peso + Corrida ao Senado

Cuidar ou perder

Com sabedoria, o general Omar Zendin, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar na Amazônia, disse em recente entrevista que “não existe vazio na geopolítica”. De fato, nações que não cuidam de seus territórios se fragilizam e abrem as brechas por onde os inimigos penetram. Inimigos externos, com interesses econômicos e estratégicos próprios, e internos – aqueles que não cumprem as leis, prevaricam e causam prejuízos ao país e a seus habitantes.

O conceito de que a natureza abomina o vácuo vem de longe na filosofia, de Aristóteles a Spinoza, logo passando para o domínio da Física: o que se imagina vácuo é preenchido sempre por alguma coisa. Isso também se reflete nos governos. Negar problemas quando não se sabe ou não se quer resolvê-los ou buscar soluções superfaturadas jamais caem no vazio. Cedo ou tarde o que se tinha como vácuo é preenchido com a condenação de quem se julgava com poder demais para ser apanhado.

Bandidos de todos os matizes tentaram se aproveitar do que supunham estar vazio e desocupado na Amazônia. No século XVII, como bem lembrou o general Zendin, Pedro Teixeira subiu o Rio Amazonas a remo e impediu que holandeses e franceses ocupassem amplas porções da floresta, que hoje provavelmente nem seria brasileira. O olho do criador engorda o gado, é certo, mas prestar atenção ao pasto faz toda a diferença.

………………………………………………………….

Ovos da serpente

Como se sabe, os conjuntos habitacionais mais populosos de Porto Velho, como Orgulho do Madeira (Zona Leste), Morar Melhor (Zona Sul) e Cristal da Calama, na região do Planalto e Lagoa Azul, se transformaram nos grandes redutos das facções criminosas que mandam e desmandam por lá. Com o mesmo modus operandi praticado nos morros cariocas, expulsam moradores de casas e apartamentos para vendas posteriores e exploram os moradores com pedágios. São os ovos da serpente que estão eclodindo e se multiplicando.

Cassolismo em peso

Impressiona como o cassolismo está povoando os quadros do Partido Solidariedade, que tem o comando no estado de Rondônia do ex-governador Daniel Pereira, hoje superintendente do Sebrae. Nomes como os dos ex-deputados Tziu Jidaia (Ariquemes), do ex-prefeito e deputado federal Carlos Magno (Ouro Preto do Oeste), estão entre tantos cassolistas que ingressaram no partido para futuras disputas. Muita gente estranhou a união do ex-petista Pereirinha com o cassolimso, mas nada mais assusta. Até Lula e FHC estão pulando cirandinha.

Filiações expressivas

As lideranças petistas em Rondônia acreditavam numa grande revoada de filiações ao partido de Lula depois do recente sucesso nas pesquisas de opinião já apontando o ex-presidente como principal oponente do atual mandatário Jair Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. Mas não foi o que ocorreu até agora. Nenhuma liderança de expressão no estado se filiou ao partido. Talvez com a janela partidária se abrindo, permitindo as mudanças pelos deputados de legendas as coisas mudem de figura.

Corrida ao Senado

A corrida pela única cadeira ao Senado em Rondônia na eleição do ano que vem já indica uma série de candidatos examinando as possibilidades de entrar na peleja. Vejam alguns deles: 1-Jayme Bagatolli (PSL-Vilhena) 2- Expedito Junior (PSDB-Rolim de Moura) 3- Leo Moraes (Podemos -Porto Velho) 4 –Thiago Flores (Ariquemes) 5- Valdir Raupp (MDB-Rolim de Moura) 6- Jaqueline Cassol (PP-Cacoal) 7-Ramon Cujui (PT-Porto Velho) entre outros nomes cogitados nos meios políticos.

Pé de guerra

Manaus, que foi um grande polo bolsonarista no pleito de 2018, ameaça virar a casaca. Suas principais lideranças acusam o presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ministro da Saúde Pazuello de ter transformado a metrópole amazônica numa cobaia para o enfrentamento da pandemia gerando um dos maiores colapsos mundiais da saúde nos últimos tempos. Bolsonaro vai ter que caprichar na sua lábia e no aumento dos valores do auxílio social para reverter a situação em terras amazonenses que, diga-se de passagem, padece com a pior cheia dos últimos anos.

Autor e Fonte: Carlos Sperança

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 16 horas atrás Meio Ambiente agradece: Porto Velho tem dez ecopontos que facilitam o descarte correto do lixo Nos meses de fevereiro e março, foram coletados cerca de 900 quilos de materiais recicláveis
2
Agricultura - 16 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste A deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) anunciou que foi pago o recurso de uma emenda parlamentar que ela destinou no valor de R$148.952.66 para aquisição de implementos
3
Destaques - 16 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Na ocasião, ele destacou sua participação, na semana passada, no 1° Fórum Nacional para debater a Emancipação de Distritos no Brasil, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
4
Cacoal - 16 horas atrás Deputado Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross Segundo Cirone, a cidade de Cacoal já foi palco de grandes competições do motocross, inclusive campeonatos latino-americanos e pode voltar a sediar importantes eventos na modalidade.
5
Destaques - 16 horas atrás Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da ALERO Com o tema "Doenças Ocupacionais e Ergonomia do Trabalho", a palestra será ministrada pela fisioterapeuta Vitângela Freitas Figueiredo, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Lucas.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::