Porto Velho / RO - sábado, 31 de julho de 2021
(67) 99967-8787

Com apoio do Governo de Rondônia, 1º Fórum Pró Cacau tem início nesta sexta-feira, 2

Publicado em: 01/07/2021 - 4:12

Com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), acontece nesta sexta-feira (2), em Cacoal, o 1° Fórum Pró Cacau. Organizado a partir da união de agentes políticos, entidades públicas e privadas, o evento tem como objetivo incentivar a produção de cacau no município.

“Foi uma sugestão do secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, a criação de um Programa Municipal de Incentivo à Cacauicultura, já visando o apoio do Governo de Rondônia. A partir, daí traçamos ações para fomentar a atividade em Cacoal e temos recebido todo o suporte da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Emater e de outros órgãos do Executivo Estadual e outros parceiros”, destacou o vereador Romeu Moreira, idealizador do Movimento Pró Cacau, responsável pela organização do Fórum em Cacoal.

O evento de sexta-feira foi antecedido por uma reunião híbrida da Câmara Setorial do Cacau, na manhã desta quinta-feira (1º), com a participação on-line e presencial dos convidados. Participando por videoconferência, o secretário Evandro Padovani destacou a importância desta união de agentes e entidades para o fomento dos setores produtivos em Rondônia.

“É muito bom ver essa movimentação e organização, em especial no município de Cacoal, para fomentar a cacauicultura. Uma atividade que, inclusive, originou o nome da cidade. Nesse sentido, o trabalho da Câmara Setorial é fundamental, inclusive para o Estado propor e promover avanços nas ações de apoio às atividades. A Câmara irá guiar muitas das nossas ações, apontando as dificuldades, as necessidades e onde precisamos agir. Enfim, guiando todas as ações em prol do avanço das atividades produtivas no estado de Rondônia”, ressaltou Padovani.

 

CONCACAU

Com o objetivo de estimular e promover a excelência da produção de cacau em Rondônia, o Governo do Estado lança, nos próximos dias, o 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia. O Concacau vai identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e também da sustentabilidade na produção de cacau no Estado.

As inscrições e o regulamento para o Concacau, contendo todas as informações e etapas do concurso, devem ser disponibilizadas já neste mês de julho e a previsão da Seagri é para que a cerimônia de premiação aconteça em novembro.

O concurso terá como foco a avaliação da qualidade física-química e sensorial das amêndoas de cacau e das práticas de sustentabilidade empregadas no sistema de produção.

 

FÓRUM PRÓ CACAU

No Fórum que será realizado nesta sexta-feira (2), na Câmara Municipal de Cacoal, diversas palestras serão oferecidas com o objetivo de fomentar a cacauicultura na região e em todo o Estado. Com uma área plantada de aproximadamente 12 mil hectares, Rondônia é hoje o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará.

“Este Fórum é uma iniciativa que conta com todo o apoio do Governo de Rondônia, uma vez que tem o objetivo de unir entidades governamentais e não governamentais visando incentivar e potencializar a produção e a comercialização de cacau no município de Cacoal e em todo o estado”, reforça Janderson Dalazen, coordenador de Agricultura da Seagri.

Confira as palestras que serão ministradas nesta sexta-feira (2) durante o 1° Fórum Pró Cacau, com transmissão ao vivo pelo portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO).

1ª Palestra: Tecnologias e oportunidades de mercado para cacauicultura em Rondônia.
Palestrante: Dr. Fernando Luiz de Oliveira Corrêa, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

2ª Palestra: Cacau Clonal na agricultura familiar, Tecnologia e expansão da lavoura cacaueira no estado. Palestrante: Francisco Hildemburg Bezerra, (Chiquinho da Emater) presidente da câmara setorial do cacau, extensionista da Emater Jaru – RO.

3ª Palestra: Gerenciamento da lavoura cacaueira. Palestrante: Deborah Regina Alexandre, engenheira florestal formada pela Unir e supervisora de Campo do Senar-RO na Cadeia Produtiva da Cacauicultura.

4ª Palestra: Nossa História com as amêndoas. Palestrantes: Marli Cirilo Teodoro, Chocolateira e Estevam Fernandes Magalhães, cacauicultor e chocolateiro. Os palestrantes encontraram no universo do cacau inspiração para empreender, produzindo chocolates artesanais.

 

Fonte: Ascom Governo de Rondônia

Desenvolvido por Argo Soluções