Porto Velho / RO - quinta-feira, 18 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Denúncias de abuso financeiro dos idosos cresce com pandemia

Publicado em: 11/06/2021 - 9:49
Denúncias de abuso financeiro dos idosos cresce com pandemia

A Prefeitura de Porto Velho realizará, na terça-feira (15), uma corrente solidária através da internet com o tema “A violência contra a pessoa idosa em tempos de pandemia”. O evento faz parte da celebração do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A manifestação virtual será organizada pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e pretende chamar atenção da população para os cuidados que o idoso merece. Atualmente, o abuso financeiro dos idosos é o tipo de denúncia que mais cresce.

A data foi reconhecida oficialmente em 2011, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que atendeu solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA). Na mesma ocasião, foi instituído o mês de junho, no ano de 2006, como data oficial de combate a violência contra o idoso.

“O momento atual de pandemia piorou a situação dos idosos. Nossa maior preocupação não é mais o abuso em forma de abandono, como ocorria antes da pandemia, o problema agora é o abuso financeiro”, revela a presidente da CMI, Vanusa Soares.

A cada denúncia recebida, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é acionado pelas equipes do CMI, que enviam assistentes sociais e psicólogos até o local onde se encontra o idoso violentado. De acordo com o conselho, embora o abuso financeiro esteja entre os casos mais denunciados entre 2020 e 2021, por conta da pandemia, outras ocorrências de violência como a sexual, psicológica e física, também têm sido atendidas pelo CMI.

 

“Outro dia recebemos a denúncia de que uma idosa recebia R$ 5 mil de salário e o neto repassava para ela apenas R$ 900. Este tipo de situação tem se repetido muito”, conta a presidente.

 

O conselho municipal realiza regularmente conferências e seminários como formas de promover as políticas públicas e políticas de inclusão do idoso. Além disso, também faz atendimento ao idoso e família diretamente na sede do conselho, e faz visitas domiciliares para acompanhamento.

O Estatuto do Idoso prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou de privação de alimentos e cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Caso o resultado do crime seja por lesão corporal grave, a pena pode chegar a até quatro anos de reclusão. Em caso de morte, a pena vai de quatro a doze anos de reclusão.

As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas através dos seguintes números:

Disque Denúncia: 100
Polícia Militar: 190
Conselho Municipal do Idoso: 3901-2951

 

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Política - 8 horas atrás ALERO capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE Na manhã desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e superior, no auditório Deputado Amizael Gomes da Silva
2
Destaques - 9 horas atrás Notícia boa: Mercado Central de Porto Velho vai passar por obras de revitalização As obras estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), para proporcionar uma melhor experiência aos feirantes e visitantes do local.
3
Capa - 9 horas atrás Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril Em 2024, 98 estudantes de 25 etnias, matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino se inscreveram para se apresentar na Mostra Estudantil
4
Capa - 9 horas atrás Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas em Porto Velho O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou as atividades desenvolvidas pela Agência na promoção da saúde e bem-estar da população.
5
Cultura - 9 horas atrás Lei Paulo Gustavo: Equipe da Sejucel realiza duas atividades em Ji-Paraná No dia 18 de abril, será conduzida pela Sejucel, com o apoio do Projeto Orquestra em Ação e Fundação Cultural de Ji-Paraná, uma ação de busca ativa direcionada a fazedores de cultura e comunidade em geral.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::