Porto Velho / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Lei municipal: Jornalistas da Capital devem ser vacinados contra Covid-19

Publicado em: 13/05/2021 - 10:24
Lei municipal: Jornalistas da Capital devem ser vacinados contra Covid-19

Projeto de Lei nº 4132/2021 foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Velho.O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves confirmou segundo o Sinjor a autorização para vacinação dos jornalistas da Capital mediante a sanção da lei municipal.
A notícia da vacinação de jornalistas de Rondônia, iluminou a esperança para imunização do vírus SARS-CoV-2, COVID-19.

Membros da diretoria do SINJOR – Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, reuniu-se com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), para viabilizar a vacinação de jornalistas da capital como forma de prevenção da Covid-19 diante das atividades profissionais exercidas pelas visitas e entrevistas em locais com risco de contágio.

Relatos que Jornalistas da capital e do interior acometidos pela Covid-19, que tiveram as suas atividades profissionais comprometidas e vidas perdidas, acendeu a necessidade de se buscar uma forma de proteção mediante vacinação e imunização.

A comitiva composta pelo presidente do sindicato, jornalista Antônio Cavalcante, vereadores Everaldo Fogaça (Republicanos) e Edvilson Negreiros (PSB), reuniram-se com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), para formalizar e alinhar a imediata vacinação de jornalistas de Rondônia que possuem o DRT, que justifica a legalidade do exercício profissional da categoria.

Mesmo diante dos apelos, da lei Nº 2.805, DE 10 DE MAIO DE 2021 aprovada pela maioria dos vereadores da câmara municipal de Porto Velho, e do projeto de Lei nº 4.132/2021 do vereador em exercício, Edwilson Negreiros – PSB, não foram o suficiente para que a imunização fosse iniciada de imediato.

A justificativa do representante do executivo municipal, Hildon Chaves, que no momento não seria possível iniciar a vacinação, pois depende da PNI – Plano Nacional de Imunização que através de programação, disponibilizara e destinará as vacinas conforme quantidade disponíveis. Hildon, disse ainda que irá ajustar com a ANVISA para que venha lotes de vacinações com quantidade necessária para atender a classe de jornalistas.

“Faremos uma lista de jornalistas da capital e do interior, conforme idade cronológica” disse, Cavalcante, presidente do sindicato, referindo-se a organizar a vacinação dos jornalista sem prejuízo ao cronograma da sociedade.

 

Veja solicitação do sindicato da categoria:

O SINJOR – Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, através da sua diretoria e membros associados, vem a vossa excelência, mediante projeto de Lei nº 4132/2021 aprovada pela Câmara Municipal de Porto Velho, onde em seu Artigo 2º dispõe a inclusão dos jornalistas como prioritários para receber a vacinação contra a Covid-19. Dentre outras medidas, a proposta apresentada pelos nobres vereadores, que visa dar uma ampla assistência e garantia de saúde aos profissionais jornalistas que estão diretamente nas frentes de trabalhos dando cobertura e mostrando os fatos e acontecimentos a sociedade de uma forma geral. Se expondo tanto quanto outros louváveis profissionais que estão na linha de frente deste vírus que vem assolando a nação.

Por essa razão requeremos de vossa excelência, o acatamento e que providencie junto aos órgãos responsáveis, para que seja liberado de caráter excepcional e urgente, a vacinação dos jornalistas da capital Porto Velho, como exemplo a ser seguido pelos demais municípios rondoniense.

Na oportunidade, salientamos que o pedido em pauta, não se limite por idade ou morbidade, mas que se estenda a todos os profissionais jornalistas, independente da sua atividade profissional.
A aprovação deste projeto de lei 4.132/2021, além de atender aos ditames da justiça social, recompensando aqueles que trabalharam duro na linha de frente ao longo de décadas, tem um papel fundamental para a sociedade como um todo, e para essa classe de profissionais jornalistas, que nos últimos tempos tem sido atacada, perseguida e muitos ainda mortos para trazer a notícia a população ora trancafiada em seus lares.

É preciso esclarecer que a situação concreta de vida e de trabalho dos profissionais jornalistas justificam a proposta do projeto de lei que que fora apresentada.  “Nós Jornalistas, queremos e temos o direito de continuar a ter expectativa de vida maior. Além de que as condições de trabalho do jornalista sempre foi e é extremamente penosa, embaixo de sol, chuva, frio, calor, noite ou dia, situações adversas e muitas das vezes extenuantes.”

É evidente, portanto, a importância desta vacinação contra a Covid-19, para a manutenção de garantia das condições de trabalho por parte dos trabalhadores e trabalhadoras jornalistas, já que a medida proposta neste projeto de Lei, viria nos dar um alento e conforto de sabermos que estaremos indo trabalhar imunizado.
Assim, pedimos que Vossa Excelência, que atenda o nosso pedido, beneficiando assim diversas classes trabalhadoras, dentre elas os jornalistas vulneráveis que continuam trabalhando incansavelmente nesse momento pandêmico em que vivemos.

Atenciosamente,

Sind. Jornalistas Profis. Estado de RO – SINJOR

Antonio Cavalcante de Souza
Presidente

Com informações do Sinjor e Alexandre Fernandes.

Fonte: Ariquemes ONline

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::