Porto Velho / RO - sábado, 31 de julho de 2021
(67) 99967-8787

Cartilha digital expõe ações e projetos do programa Justiça 4.0, do CNJ

Publicado em: 02/07/2021 - 9:32

Já está disponível a versão digital de uma cartilha produzida pelo Conselho Nacional de Justiça para a divulgação do Programa Justiça 4.0, lançado este ano com o objetivo de promover o acesso à Justiça, com inovação em soluções tecnológicas, análise de dados e inteligência artificial nos serviços do Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça de Rondônia já deu início à implantação de alguns projetos do programa como o Juízo 100% Digital e o Balcão Virtual. Acordos de cooperação técnica devem subsidiar outras ações que contribuem para o aperfeiçoamento da Justiça.

O Justiça 4.0 reúne projetos como a plataforma Sinapses,  de desenvolvimento e cooperação em inteligência artificial desenvolvida inicialmente pelo TJRO e adotado pelo CNJ, e a Plataforma Digital do Poder Judiciário, com possibilidade de ampliar o grau de automação do processo judicial eletrônico e o uso de Inteligência Artificial (IA).

Dentre ações previstas também está o auxílio aos tribunais no processo de aprimoramento dos registros processuais primários, consolidação, implantação, tutoria, treinamento, higienização e publicização da Base de Dados Processuais do Poder Judiciário (DataJud) e a  colaboração para a implantação do sistema Codex, que tem duas funções principais: alimentar o DataJud de forma automatizada e transformar, em texto puro, decisões e petições, a fim de ser utilizado como insumo de modelo de IA.

Fonte: Ascom TJRO

Desenvolvido por Argo Soluções