Porto Velho / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Pesquisadores acham árvores raras na Amazônia com quase 90m de altura

Publicado em: 28/01/2021 - 11:02
Pesquisadores acham árvores raras na Amazônia com quase 90m de altura

Você sabia que algumas árvores raras na Amazônia podem chegar a quase 90m de altura? O tamanho é quase de um prédio de 30 andares, mais de duas estátuas do Cristo Redentor empilhadas.imagem29-01-2021-03-01-04imagem29-01-2021-03-01-04

Uma expedição de pesquisadores brasileiros visitou, agora em janeiro, uma nova área na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, no Amapá, E a surpresa foi encontrar uma nova espécie dessas plantas gigantes, no caso exemplares de castanheira de quase 70 metros de altura..

O engenheiro florestal Eric Bastos Gorgens, professor da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e do Mucurí, que participa da pesquisa, explica que essas árvores tem um papel único na ecologia da floresta.

Inicialmente, não se esperava que árvores tão grandes sobreviveriam na Amazônia. Mas, a partir de fotos aéreas, o grupo com 15 pesquisadores brasileiros e estrangeiros conseguiram definir seis localidades com essas gigantes. Num laboratório não era possível definir as espécies dessas árvores e nem o ambiente que proporcionou esse desenvolvimento gigantesco. Assim, foi preciso organizar expedições para encontrar essas espécies.

A primeira visita do grupo de pesquisa, em 2019, na região Floresta Estadual do Paru, no Pará, onde foi encontrada a maior árvore do país, com 88 metros, da espécie angelim vermelho, até então a única registrada com esse porte gigante.

Nas duas expedições foram encontradas seis árvores com mais de 80m de altura e centenas de outras com mais de 70. Essas árvores têm o papel de grande armazenadora de carbono, como explica o professor Eric. A estimativa dos pesquisadores é que as árvores gigantes tenham mais de 500 anos de vida.

Todos os locais estudados estão em unidades de conservação, de difícil acesso, o que ajuda a preservar essas árvores. Os pesquisadores planejam ainda visitar as outras quatro áreas onde forma locaizadas mais dessas árvores gigantes. A próxima expedição está prevista para agosto desse ano.

Para continuar as pesquisa, o projeto conta hoje com o apoio apenas do Fundo Iratapuru, mas está em busca de novas fontes de recursos

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2021-01/pesquisadores-acham-arvores-raras-na-amazonia-com-quase-90m-de-altura

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaques - 2 minutos atrás Programa Jovem Aprendiz evidencia a importância profissional dos estudantes em início de carreira Na Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), 19 jovens aprendizes atuam em vários departamentos, auxiliando no desenvolvimento das atividades diárias, buscando experiências para ingressar no mercado de trabalho.
2
Destaques - 9 minutos atrás Melhoria da infraestrutura de Porto Velho impulsiona aumento da emissão de Habite-se O processo de regularização fundiária tem quatro vertentes: a regularização do imóvel, a licença de obras, o Habite-se e a regularização do imóvel construído (obra).
3
Capa - 6 horas atrás Em Rondônia: PF intensifica ações de combate ao comércio ilegal de madeiras extraídas de terras indígenas Após qualificação, o homem foi levado à Base Roosevelt, em Pimenta Bueno, para indiciamento pelo crime de receptação, sendo liberado após o pagamento de fiança. A pena máxima para o delito pode chegar a quatro anos de reclusão.
4
Destaques - 7 horas atrás Intercâmbio para estudantes e professores de inglês é lançado pelo Governo de RO Os selecionados integram as escolas participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua nas Escolas Públicas
5
Capa - 7 horas atrás Governo de RO reforça Segurança Pública com entregas de equipamentos e veículos em municípios Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), a programação de entrega teve início nesta terça-feira (23) e segue até dia 27, reforçando o comprometimento do governo com a Segurança Pública.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::