Porto Velho / RO - quinta-feira, 18 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Bolsonaro autoriza novo decreto de atuação das Forças Armadas na Amazônia

Publicado em: 11/06/2021 - 2:25
Bolsonaro autoriza novo decreto de atuação das Forças Armadas na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu editar decreto autorizando uma nova operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na floresta amazônica.

Segundo relatos feitos à CNN, em reunião na quinta-feira (10), o presidente autorizou a equipe jurídica do Palácio do Planalto a formular a medida.

A expectativa é de que ela seja publicada ainda neste mês e tenha duração, em um primeiro momento, até o final de julho.

A informação de que o governo federal discutia o retorno das Forças Armadas à floresta amazônica foi antecipada no mês passado pela CNN.

O foco da nova iniciativa deve ser no chamado arco do desmatamento, cidades onde o número de queimadas costuma ser mais elevado.

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB-DF), confirmou a jornalistas na manhã desta sexta-feira (11) que os militares devem voltar a atuar em ações contra o desmatamento a partir da próxima semana.

“Ontem eu conversei com ele [Bolsonaro], ele autorizou e nós já estamos fechando o planejamento. Falei com o ministro Paulo Guedes [da Economia], o recurso é em torno de R$ 50 milhões para fazer isso aí pelos próximos dois meses. Ele disse que isso não é problema”, disse.

Segundo Mourão, ainda é preciso definir a área de atuação das tropas, o que já está sendo feito pela secretaria do Conselho Nacional da Amazônia Legal e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

“Nós estamos definindo certinho para poder atacar, vamos dizer assim, em massa, onde está acontecendo a maior parte do problema. Em princípio, começa semana que vem. Eu quero reunir todo mundo, e eu preciso que o Ibama e o ICMBio cheguem junto, porque se eles não chegarem junto, não tem sucesso. Então eu preciso que eles trabalhem junto com a gente”, afirmou.

Mourão admitiu que dois meses podem não ser suficientes para reduzir as queimadas e que uma alternativa, caso se concretize, é ampliar o prazo de permanência das forças na região. “Pode ser que não seja [suficiente]. Agora nós vamos entrar na questão das queimadas. O plano B é estender as operações, mas aí tudo depende de recursos, essa coisa toda”, disse Mourão.

O período de seca na floresta amazônica ocorre entre maio e setembro. A última GLO na floresta amazônica teve o prazo finalizado no início de maio, sem que o decreto fosse renovado. A proposta avaliada é de que as Forças Armadas atuem no combate ao desmatamento até que o Meio Ambiente viabilize investimentos no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e no ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgãos federais de fiscalização ambiental.

O presidente aprovou para este ano corte de 24% no orçamento do meio ambiente em relação ao ano passado. O Meio Ambiente solicitou à Economia uma compensação orçamentária de R$ 270 milhões. O ministro Paulo Guedes já indicou a liberação dos recursos, mas eles ainda não foram viabilizados.

Fonte: CNN Brasil

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 5 horas atrás Assembleia realizará sessão itinerante durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira) por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.
2
Capa - 5 horas atrás Comissão de Educação dá prazo de 90 dias para Seduc apresentar relatório O encontro contou com a presença do presidente da Comissão, deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) e dos parlamentares Delegado Camargo (Republicanos), Cláudia de Jesus (PT) e Dra. Taíssa (PSC).
3
Destaques - 5 horas atrás Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar é realizada para policiais penais e Força Nacional Os instrutores demonstraram de forma prática, técnicas de redução de danos em meio ao combate
4
Política - 19 horas atrás ALERO capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE Na manhã desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e superior, no auditório Deputado Amizael Gomes da Silva
5
Destaques - 19 horas atrás Notícia boa: Mercado Central de Porto Velho vai passar por obras de revitalização As obras estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), para proporcionar uma melhor experiência aos feirantes e visitantes do local.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::