Porto Velho / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99967-8787

PF instaura inquérito sobre morte de Yanomami atropelado por avião de garimpeiros em RR

Publicado em: 15/09/2021 - 10:23
PF instaura inquérito sobre morte de Yanomami atropelado por avião de garimpeiros em RR

Texto" data-track-links="">A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a morte de um jovem indígena atropelado por um avião de garimpeiros na Terra Yanomami, em julho desse ano. O caso foi denunciado pelo Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY).

Texto" data-track-links="">A vítima tinha 25 anos e se chamava Edgar Yanomami. O atropelamento aconteceu no dia 28 de julho, em uma pista na comunidade Homoxi, em Roraima. O jovem indígena morreu na hora. Depois do acidente, pousou no local uma segunda aeronave que foi apreendida pelos indígenas.

Texto" data-track-links="">Segundo o presidente do Condisi-YY, Júnior Hekurari Yanomami, que divulgou a denúncia, os indígenas que vivem em Homoxi disseram que os garimpeiros ainda tentaram suborná-los com ouro para que eles não divulgassem nada sobre o atropelamento.

Texto" data-track-links="">Em 5 de agosto, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Carlos Veras (PT-PE), enviou pedido de adoção de providências urgentes para a apuração da morte de Edgar Yanomami.

Texto" data-track-links="">A abertura do inquérito foi comunicada no último dia 12 pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino. A denúncia do caso foi apresentada à Comissão pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR).

Texto" data-track-links="">Maiurino afirmou que os fatos que informações que chegaram até a PF, levaram à instauração de inquérito, que foi remetido para distribuição entre as autoridades policiais, informou a Câmara dos Deputados.

Texto" data-track-links="">Indígena morre após ser atropelado por avião de garimpeiros na Terra Yanomami, afirma Condisi-YY — Foto: Arte/G1

Texto" data-track-links="">A pista onde ocorreu o atropelamento foi aberta no meio da floresta por volta de 1980 por garimpeiros. Hoje em dia, ela também é usada pela Sesai para levar servidores que atuam no posto da comunidade.

Texto" data-track-links="">Em Homoxi vivem cerca de 254 yanomami. A comunidade é uma das três citadas na denúncia feita pelo Condisi-YY de que servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, vacinaram garimpeiros em troca de ouro. O Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal (MPF) investigam.

Terra Yanomami

 

Texto" data-track-links="">Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, e parte da Venezuela. Cerca de 27 mil indígenas vivem na região em mais de 360 comunidades.

Texto" data-track-links="">A área é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando além de conflitos armados, a degradação da floresta e ameaça a saúde dos indígenas.

Texto" data-track-links="">A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

Texto" data-track-links="">O número de casos de Covid entre indígenas que habitam a região, aumentou em razão da presença de garimpeiros. No ano passado, em apenas três meses, as infecções avançaram 250%.

Texto" data-track-links="">Fonte:  G1 RR

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::