Porto Velho / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Dia Internacional da Mulher e o aperfeiçoamento para atendimento com as vítimas de violência doméstica são debatidos em videoconferência pela PMRO

Publicado em: 08/03/2021 - 4:04
Dia Internacional da Mulher e o aperfeiçoamento para atendimento com as vítimas de violência doméstica são debatidos em videoconferência pela PMRO

Foto: Divulgação

Uma data para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. O Dia Internacional da Mulher é celebrado dia 08 de março em todo o mundo, e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) utilizou a data para dar inicio ao Programa de Treinamento “15 anos da Lei Maria da Penha”.

O programa objetiva habilitar 2.000 policiais militares para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, o lançamento aconteceu nesta segunda-feira, 08 de março, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMRO. A solenidade foi transmitida por videoconferência e contou com a participação do comandante-geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; o subcomandante-geral, coronel PM-Plínio Sérgio Cavalcanti, coordenadora adjunta das Atividades Sociais, major PM Bárbara Alves Munhoz, e a auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), Rosimar Francelino Maciel.

O atendimento da mulher vítima de violência foi o destaque da fala da coordenadora adjunta de Atividades Sociais, major PM Bárbara, que relatou sobre a necessidade do acolhimento da mulher dentro de suas diferenças. “ A vítima quando buscou apoio da Polícia Militar já ultrapassou todos os seus limites emocionais e psicológicos, o atendimento com olhar para a necessidade e situação da mulher que está vulnerável é uma maneira de minimizar a violência”, explicou a major.

O programa de Treinamento “15 anos da Lei Maria da Penha”, contou com a fala da cearense Maria da Penha Maia Fernandes. A Maria que mudou as leis de proteção às mulheres em todo o país, falou sobre a importância da educação e capacitação para mudança. “A pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade diferente, com o aumento dos casos de violência familiar contra a mulher, às questões de gênero decorrem de um processo histórico e estão dentro de um arcabouço cultural”, disse Maria.

O conhecimento e debate de estratégias para melhor aplicabilidade da Lei, e aprimoramento quanto ao atendimento das ocorrências de violência doméstica, foram destacados pelo comandante-geral da PMRO. “O policial militar é o primeiro contato quanto ao atendimento das vítimas de violência doméstica, e tornar esse atendimento ainda melhor e com uma postura diferenciada para com as mulheres que fizerem um chamado é um dos propósitos da Polícia Militar”, finalizou o coronel.

Fonte: Polícia Militar de Rondônia

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::