Porto Velho / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Diálogo entre Governo e representantes de esposas de policiais militares garante normalidade na segurança pública

Publicado em: 15/06/2021 - 8:58
Diálogo entre Governo e representantes de esposas de policiais militares garante normalidade na segurança pública

Aconteceu na tarde de hoje, 14 de junho, uma reunião no Ministério Público de Rondônia (MPRO) com a Procuradoria-Geral, a equipe econômica do Governo de Rondônia, Comando da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e Conselho Representativo dos Militares Estaduais, afim de tratar de assuntos atinentes a PMRO, quanto ao Estatuto PM, sistema de proteção social, reajuste salarial e outros.
Entre os presentes na reunião, destacam-se o Procurador-Geral do MPRO, Ivanildo Oliveira, o Comandante-Geral, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, o Procurador-Geral do Estado de Rondônia adjunto, Tiago Cordeiro, Secretário de Estado de Finanças, Luis Fernando, Secretária de Planejamento e Gestão, Beatriz Basílio, representante do Conselho Representativo dos Militares Estaduais, coronel PM RR Adilberto Maciel, Representante do Conselho das Esposas dos Policiais Militares, Márcia Aparecida, demais representatividades e autoridades civis e militares.

Durante o encontro, foi dado a palavra a todos os presentes, objetivando contextualizar a situação. Com base no diálogo entre os participantes, foi colocado em pauta que no dia 26 de junho encerra-se o prazo do Governo para apresentar os estudos dos impactos e propor contra-proposta para a categoria dos militares. Ficou combinado de que houvesse o respeito do prazo designado, não havendo fechamento dos quartéis por parte das esposas dos militares estaduais. Para o Comandante-Geral da PMRO, é louvável a iniciativa do Ministério Público em mediar a situação: “Nosso posicionamento é pelo diálogo e busca de solução dentro da lei sempre . Não devemos atuar de forma desordeira, pois, nossa polícia militar, é uma das melhores de todo o Brasil ” disse o coronel Almeida. E complementou: “nenhum movimento justifica impedir a promoção da segurança pública, evitando que as viaturas saiam dos quartéis. Acreditamos no Governo do Estado e esperamos a vinda da solução. A negociação é necessária e está acontecendo.”

Foi comentado também que o Comando da Corporação deve ser convidada para participar das reuniões com o objetivo de assessorar no debate técnico. “Duas mesas de debate para uma mesma situação gera descredibilidade. É importante que todas as partes, inclusive o Comando da PMRO, se faça presente nos debates para que haja um consenso” disse o coronel Alexandre.

Pontos debatidos

Dentre os pontos debatidos na reunião foi: O reenvio para a Casa civil do Projeto de Lei de alteração da 1.063 (lei de remuneração); bem como o Sistema de Proteção Social dos militares estaduais, o Código de Ética e o Estatuto da PM.

Para a equipe econômica do Governo, existe uma dedicação na análise dos impactos das categorias como segurança pública e saúde, pautando cenários para a tomada de decisão do Poder Executivo. “Nossa ideia é dar base de decisão para o poder executivo decidir no dia 26 de junho” disse o Secretário Luís Fernando.
Foi também apresentado os Estudos do Conselho Deliberativo de Estratégia e Gestão (Condeg), que ampara a proposta exposta.

Encerramento

No final da reunião, ficou agendado uma nova reunião as 15 horas do dia 28 de junho, após findar o prazo de estudos da equipe econômica do Governo, com a condição de haver situação de normalidade dos quartéis para que o MPRO continue a mediar, sendo aceito pelos presentes: “Aguardaremos, pois nos preocupamos com a sociedade rondoniense nos municípios, quanto a segurança pública” disse Shirlei, representante das esposas de Cacoal-RO.
O Comandante-Geral da PMRO massifica a confiança no Governo de Rondônia em nome do Governador Marcos José Rocha, quanto a valorização dos militares: “é um desejo do Governador do Estado. Logo, devemos acreditar na valorização que será proposta. E clamamos que seja mantido a ordem e a manutenção do debate franco de ideias palpáveis” finalizou o coronel.

 

 

Fonte: Polícia Militar de Rondônia

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Meio Ambiente agradece: Porto Velho tem dez ecopontos que facilitam o descarte correto do lixo Nos meses de fevereiro e março, foram coletados cerca de 900 quilos de materiais recicláveis
2
Agricultura - 5 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste A deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) anunciou que foi pago o recurso de uma emenda parlamentar que ela destinou no valor de R$148.952.66 para aquisição de implementos
3
Destaques - 5 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Na ocasião, ele destacou sua participação, na semana passada, no 1° Fórum Nacional para debater a Emancipação de Distritos no Brasil, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
4
Cacoal - 5 horas atrás Deputado Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross Segundo Cirone, a cidade de Cacoal já foi palco de grandes competições do motocross, inclusive campeonatos latino-americanos e pode voltar a sediar importantes eventos na modalidade.
5
Destaques - 5 horas atrás Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da ALERO Com o tema "Doenças Ocupacionais e Ergonomia do Trabalho", a palestra será ministrada pela fisioterapeuta Vitângela Freitas Figueiredo, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Lucas.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::