Porto Velho / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99967-8787

PF combate prática de crimes previdenciários em Pernambuco

Publicado em: 22/01/2021 - 10:33
PF combate prática de crimes previdenciários em Pernambuco

Recife/PE – A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e Ministério Público Federal, por meio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista em Pernambuco, deflagrou nesta sexta-feira, 22/1, a Operação Promus, para desarticular organização criminosa especializada na prática de fraudes previdenciárias.

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Recife/PE e Moreno/PE, expedidos pela 36ª Vara da Justiça Federal em Recife/PE. Participaram da deflagração 19 policiais federais e 3 servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), da Secretária Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

O grupo investigado atuava em benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição a partir de complementação de período contributivo mediante recolhimentos na categoria de empregado doméstico, sem a devida comprovação da atividade.

O fato foi identificado a partir da análise em dez processos concessórios de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, por parte da CGINT, oriundos da Agência da Previdência Social Paulista/PE, que fazia parte do material apreendido durante a Operação Garoa, deflagrada pela Força-Tarefa em 2018, na qual ficou evidenciado o modus operandi mencionado.

De acordo com a CGINT, o prejuízo estimado em decorrência do pagamento indevido de dez benefícios foi de aproximadamente R$ 700 mil, e uma economia em pagamentos futuros na ordem de R$ 3 milhões, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), caso o esquema fraudulento não tivesse sido detectado. A economia futura está adstrita, neste caso, à continuação do pagamento de quatro dos benefícios analisados, haja vista os outros seis terem sido cessados anteriormente por ação do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

No decorrer da análise foram identificados mais de 260 processos de aposentadorias por tempo de contribuição nas mesmas condições, que serão encaminhados ao INSS para providências ao seu cargo, o que possivelmente elevará o montante do prejuízo futuro.

O nome da operação, PROMUS, vem do latim e significa MORDOMO, em alusão ao modus operandi utilizado pela organização criminosa, que complementava o tempo de contribuição dos beneficiários envolvidos, mediante recolhimento de contribuição com vínculo de doméstico.

Fonte: Polícia Federal

Fonte: www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/01/pf-combate-pratica-de-crimes-previdenciarios-em-pernambuco

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::