Porto Velho / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99967-8787

Presidente Alex Redano acompanha trabalho do Governo para a retomada das cirurgias eletivas

Publicado em: 21/06/2021 - 3:09
Presidente Alex Redano acompanha trabalho do Governo para a retomada das cirurgias eletivas

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comemorou a retomada das cirurgias eletivas de menor risco, após o Governo acatar sua indicação e editar novo decreto permitindo já de imediato alguns procedimentos.

“Apresentei indicação parlamentar ao Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que fosse autorizada a retomada das chamadas cirurgias eletivas e também de exames, para reduzir uma grande fila de espera de pacientes que se acumulou nesse período de pandemia. E o Governo nos atendeu e está voltando aos poucos esses procedimentos”, destacou Redano.

Alex Redano agradeceu ao governador Marcos Rocha e ao secretário da Sesau, Fernando Máximo, por terem editado o novo decreto. “As cirurgias eletivas foram suspensas, tanto na rede pública quanto na rede privada. Isso gerou uma fila de espera enorme e, em alguns casos, acabou tornando o que antes era uma simples cirurgia, num problema mais grave e complexo. Mas, com a sensibilidade do governador e do secretário, estamos retomando as cirurgias de forma gradual e com todos os cuidados”, completou Redano.

 

Novo decreto

Na semana passada, o Governo publicou o Decreto nº 26.134, que determinou novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e também serviu de base para a elaboração de um plano de retomada gradual das cirurgias eletivas e de exames.

O novo decreto já estipula que fica permitida a realização imediata de cirurgias eletivas que não necessitem de reserva de leito de UTI para o pós-operatório, procedimentos que não utilizem anestesia geral ou materiais e medicamentos do chamado “kit intubação”.

Mas, as demais cirurgias eletivas, que não se enquadrem nesse modelo, deverão aguardar mais 30 dias para que seja elaborado um plano estadual de retomada integral dos procedimentos.

Em Rondônia, as duas unidades estaduais de saúde que realizam cirurgias eletivas são o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e o Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro), em Cacoal.

 

 

Fonte: Ascom ALE/RO

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::