Porto Velho / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Prazo para declaração de rebanhos de Rondônia a Idaron é prorrogado para 18 de junho

Publicado em: 01/06/2021 - 3:30
Prazo para declaração de rebanhos de Rondônia a Idaron é prorrogado para 18 de junho

Atendendo a necessidade de adoção de medidas de proteção contra a covid-19 e de resguardo da saúde dos servidores, produtores rurais e pecuaristas rondonienses, o Governo de Rondônia prorrogou até dia 18 de junho o prazo para declaração de rebanho ao serviço de fiscalização e vigilância sanitária animal a cargo da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado (Idaron).

Segundo o presidente da Agência, Júlio Cesar Rocha Peres, o objetivo desta medida orientada pelo governador Marcos Rocha, além de somar ao esforço governamental no combate à disseminação da covid-19, é também uma medida de apoio aos pecuaristas, em face da baixa adesão, para melhorar e facilitar o trabalho de todos no momento de repassar as informações de sua propriedade à Idaron, ampliando e simplificando os canais de comunicação para este fim, com o uso da Tecnologia da Informação (TI).

Dessa forma, conforme explicou, além de poder usar a página da Idaron para encaminhar a declaração, o pecuarista pode também fazer todo este procedimento através dos vários canais de WhatsApp das várias regiões do Estado, com toda comodidade, sem precisar sair de casa e sem correr riscos de contrair o coronavírus.

De acordo com as orientações da Idaron, o produtor deve acessar a página da Agência e clicar no banner “declare seu rebanho”, acessar o formulário e o preencher. O mesmo dispositivo direciona o produtor aos telefones celulares de todas as regionais da Agência, e feito isso ele identificará o número de sua unidade regional e enviará sua declaração. Importa destacar que é obrigatório declarar todos os animais da propriedade – bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos e aves -, de modo a confirmar a confiabilidade das informações, que podem ser atestadas por fiscalizações.

César disse também que todos os pecuaristas devem fazer sua declaração em atendimento à exigência da lei, sem o que podem ser responsabilizados e tornarem passíveis de sansões legais. Ele lembrou que a ninguém é dado o direito de alegar falta de conhecimento dessas obrigações legais, e mais uma vez esclareceu que a declaração pode ser feita de preferência no site da Agência, nas unidades da Idaron de cada município e até nas casas agropecuárias. O mesmo formulário pode ser baixado no site, preenchido e encaminhado pelo WhatsApp.

O presidente pediu empenho dos pecuaristas do Estado nesta jornada pela declaração do rebanho, voltando a afirmar que “esta medida atende ao pedido do governador Marcos Rocha, que busca minimizar os riscos de exposição do servidor e do pecuarista ao coronavírus. Então, para que não haja correria nem aglomeração de pessoas nas unidades, o governo entendeu por bem estender o prazo para que todos os criadores de animais possam ter tempo de fazer a declaração remotamente, por telefone ou pela internet”, ressaltou.

 

Ascom Governo de Rondônia

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 4 horas atrás Em Rondônia: PF intensifica ações de combate ao comércio ilegal de madeiras extraídas de terras indígenas Após qualificação, o homem foi levado à Base Roosevelt, em Pimenta Bueno, para indiciamento pelo crime de receptação, sendo liberado após o pagamento de fiança. A pena máxima para o delito pode chegar a quatro anos de reclusão.
2
Destaques - 4 horas atrás Intercâmbio para estudantes e professores de inglês é lançado pelo Governo de RO Os selecionados integram as escolas participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua nas Escolas Públicas
3
Capa - 4 horas atrás Governo de RO reforça Segurança Pública com entregas de equipamentos e veículos em municípios Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), a programação de entrega teve início nesta terça-feira (23) e segue até dia 27, reforçando o comprometimento do governo com a Segurança Pública.
4
Destaques - 5 horas atrás Novos procuradores do Estado tomam posse e fortalecem cenário jurídico de Rondônia Na cerimônia, as autoridades presentes parabenizaram os empossados e desejaram sucesso na jornada que se inicia, destacando a importância na defesa dos interesses da sociedade.
5
Agricultura - 5 horas atrás Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas O montante foi assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). O valor corresponde a recursos de emendas parlamentares do ano de 2023. 

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::