Porto Velho / RO - quarta-feira, 4 de agosto de 2021
(67) 99967-8787

Sebrae capacita milhares de professores na metodologia Jepp só no primeiro semestre

Publicado em: 28/06/2021 - 9:46

Milhares de professores da rede pública municipal de diversas cidades do interior de Rondônia estão sendo capacitados pelo Sebrae. A iniciativa faz parte do Eixo de Empreendedorismo nas escolas, do programa Cidade Empreendedora, ao qual todos os municípios de Rondônia aderiram.

Essa ação junto aos municípios conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre – MPT/RO e AC, que destinou recursos oriundos de ação judicial movida perante o TRT da 14ª Região para custear o desenvolvimento e impressão do material didático, a capacitação dos facilitadores do Sebrae nas metodologias do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Jepp e do programa MPT na Escola, a capacitação dos professores e a execução do projeto chamado Jepp/MPT, junto aos estudantes do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino.

Os gestores municipais que tiveram a sensibilidade de solicitar a Educação Empreendedora, que é gratuita para o município, em suas redes de ensino estão contribuindo para o despertar de características especiais que estão latentes em cada pessoa.

A metodologia Jepp estimula o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças e adolescentes do ensino fundamental público municipal (alunos do 1º ao 9º ano). Destinado a fomentar a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

A metodologia do programa MPT na Escola, do MPT/RO e AC visa conscientizar os estudantes, professores e familiares dos estudantes sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil e seus efeitos nocivos ao desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças e dos adolescentes.

A capacitação é totalmente on line e é necessário o professor possuir 100% de frequência para ser credenciado a aplicar a seus alunos. A aplicação pelo professor a seus alunos será também de forma remota, utilizando as mesmas ferramentas e estratégias definidas pela escola para aulas de suas disciplinas.

Estão sendo realizadas 57 turmas de capacitação de professores, com 1.603 participantes de 33 municípios do Estado de Rondônia. A capacitação se divide em Online remoto: as atividades poderão ser realizadas simultaneamente (síncrono) e os estudantes ficarão com a continuidade para realizar em casa (assíncrono); Aplicativo: o(a) professor(a) poderá encaminhar um passo a passo, gravar um vídeo, ou orientar através de desenhos e áudios, as atividades a serem realizadas pelos estudantes e Take a Away, onde a família ou estudantes buscam e devolvem materiais e atividades na escola.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora atua de forma conjunta em dez eixos, são eles: gestão municipal; lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais; empreendedorismo na escola, inclusão produtiva; desenvolvimento setorial; cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios de uma maneira geral e ter cidadãos mais proativos e com capacidade empreendedora são reforços para alcançar tal meta.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae em Educação Empreendedora: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

Fonte: Assessoria

Desenvolvido por Argo Soluções