Porto Velho / RO - terça-feira, 23 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Projeto prevê multa para plataformas que removerem conteúdo sem autorização judicial

Publicado em: 05/02/2021 - 9:58
Projeto prevê multa para plataformas que removerem conteúdo sem autorização judicial

Protocolado nesta quinta-feira (04/02), pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, o Projeto de Lei 213/2021 busca coibir o abuso de poder cometido pelas plataformas de internet, como o Facebook, YouTube e Twitter.

Com o projeto as plataformas só poderão remover conteúdos determinados por ordens judiciais, assegurando também o direito de o usuário ser notificado sobre os motivos da indisponibilização do conteúdo e garantindo o direito de defesa.

A proposta chega na Câmara depois que o YouTube encerrou os dois canais do Terça Livre na noite desta quarta-feira (3), após campanha do grupo de ativismo pró-censura, Sleeping Giants Brasil.

Segundo o deputado, seu projeto segue um movimento mundial. Alguns países já perceberam o risco da concentração de poder nos provedores de aplicação e em suas plataformas.

A premiê alemã Angela Merkel apontou como “problemático” o banimento de contas e líderes alemães sentiram a necessidade de limitar o poder das companhias e de se assegurar a liberdade de expressão.

A Polônia também já havia anunciado um projeto de lei visando a liberdade de expressão online, permitindo que os usuários de internet possam mover reclamações contra remoções arbitrárias de postagens.

A alteração proposta vale para todos os provedores de aplicação abrangidos pelo Marco Civil da Internet, cabendo ainda multa e sanções pelo descumprimento das medidas previstas, semelhantes às infrações relacionadas à proteção dos registros, dos dados pessoais e das comunicações privadas.

“Ao deixar a cargo das empresas o que pode ou não ser difundido, as nações democráticas abrem caminho para que a censura seja uma prática diária e usual, contrariando dispositivos constitucionais. É um poderio sem precedentes no mundo democrático, ainda mais quando se considera que essas plataformas atingem bilhões de pessoas de diversas classes sociais e em praticamente todos os países. É algo incompatível com a pluralidade de ideias e com a diversidade, atributos esperados em ambientes democráticos”, afirma Luiz Philippe.

Fonte: Bruna de Pieri

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::