Porto Velho / RO - quarta-feira, 4 de agosto de 2021
(67) 99967-8787

Semana com friagem no N e de chuvas intensas em parte do leste do NE

Publicado em: 28/06/2021 - 2:27

Nos últimos dias de junho, como já havíamos comentado, teria a possibilidade de um intenso evento de frio por boa parte do país e a ocorrência de mais chuvas na Região Sul.

No entanto, nesta semana também há outros destaques, como a chegada do ar frio em boa parte da Região Norte e o aumento das chuvas em parte do leste do Nordeste, que podem ocorrer de forma volumosa ou como tempestade. A seguir damos os detalhes dos dois eventos.

 

Friagem: o frio chega até a Região Norte

Nesta segunda-feira (28), a massa de ar polar possui seu centro no centro-norte da Argentina e no sul do Paraguai, conseguindo transportar o ar mais frio até o sul do Acre e ao estado de Rondônia. Devido à atuação do ar mais e da ocorrência de chuva, as máximas não atingem valores muito elevados, com 26°C previsto Rio Branco e para o sul de Rondônia.

Na terça-feira (29), a massa de ar frio se espalha por boa parte do país, com ventos do sul atuando até o oeste do Amazonas. As mínimas e as máximas, variam de 17°C a 25°C em Rondônia, Acre e no oeste amazonense.

Na quarta-feira (30) e na quinta-feira (01), se registra o dia mais frio. Devido ao tempo seco e a incursão do ar frio, a amplitude térmica aumenta, ou seja, mesmo ocorrendo as mínimas mais baixas, as máximas ficam mais elevadas em relação ao dia anterior. Assim, as temperaturas oscilam entre 15°C e 28°C. Destaque também para os ventos de sul que passam a alcançar a região da Cabeça do Cachorro e a capital Manaus, mas não provocando nada tão intenso, como mínimas de 22°C a 24°C.

Na sexta-feira (02), o mesmo padrão se mantém, porém com temperaturas em elevação. Frio nas primeiras horas da manhã e calor ao longo do dia, com máximas agora variando de 27°C a 30°C.

 

Alerta de chuvas volumosas e tempestades no Nordeste

No início desta semana, segunda (28) e terça-feira (29), o escoamento de leste se mantém para o leste do Nordeste, mas não de forma tão intensa. No entanto, há previsão de bastante nebulosidade e de chuva fraca nas capitais Salvador, Aracaju e Maceió, com maior probabilidade de ocorrência pela manhã. A partir da tarde o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens.

Já na quarta-feira (30), o escoamento de leste se intensifica e a presença de uma baixa pressão no oceano, bem afastado da costa brasileira, contribui para a desestabilização da atmosfera. Assim, entre Recife e Natal, há alerta de chuvas volumosas já pela manhã. A partir da tarde, as chuvas ganham intensidade e aumentam o potencial de transtornos como alagamentos e inundações.

Na quinta (01) e sexta-feira (02), as chuvas diminuem e se deslocam mais para o sul, voltando a ocorrer com fraca intensidade entre Salvador e Recife. Além disso, as temperaturas também diminuem, sendo uma consequência do descolamento da poderosa massa de ar polar para o oceano.

 

Fonte: Assessoria

Desenvolvido por Argo Soluções