Porto Velho / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Projeto leva energia de fonte limpa e renovável para a Resex Pacaás Novos

Publicado em: 02/06/2021 - 7:08
Projeto leva energia de fonte limpa e renovável para a Resex Pacaás Novos

As ações de implantação do projeto “Luz para Educação” que vai levar energia de fonte limpa e renovável para a única escola que atende os moradores das comunidades tradicionais da Reserva Extrativista Pacaás Novos, localizada no município de Guajará Mirim (RO), já começaram.

Na primeira fase, a educadora social que está a frente da execução do projeto pelo Centro de Estudos Rioterra, Quívia Silveira, o técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), João Raphael Gomes, e um especialista em energia fotovoltaica, realizaram a vistoria técnica da estrutura elétrica da Escola Municipal João da Mata para identificar se o local tem capacidade para suportar o sistema fotovoltaico e colher informações para a elaboração do projeto técnico de energia solar no imóvel.

“Identificamos que o imóvel já possuí estrutura elétrica adequada para receber o sistema fotovoltaico.  Agora o projeto de implantação das placas solares e rede de transmissão da energia para a escola será elaborado por especialistas e a previsão é de concluirmos a implantação do sistema nos próximos meses”, explicou Quívia.

Resex e o projeto

Na Resex vivem cerca de 26 famílias e a escola da comunidade, que é a única instalada em uma Resex em Rondônia, atende 17 alunos matriculados do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

O compromisso do Centro de Estudos Rioterra é instalar um Sistema de Energia Solar para substituir o modelo utilizado atualmente, um motor movido a diesel que além de poluente tem manutenção de elevado custo devido ao consumo de combustível.

Promover o conhecimento na comunidade sobre mudanças climáticas através de materiais educativos e da capacitação de 10 jovens sobre o processo de instalação e manutenção do sistema de energia solar também faz parte do projeto idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e implementado pelo CES Rioterra com patrocínio do “Future Fund”, fundo capitaneado pela Coalizão Under2 e secretariado pelo The Climate Group, instituições sediadas na Inglaterra.

O Luz para a educação é um projeto alinhado com políticas internacionais sobre mudanças climáticas e será  executado de acordo com todos os protocolos de segurança contra a Covid 19.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 1 hora atrás Ponte do Rio São Francisco em União Bandeirantes é recuperada Revitalização da ponte, que possui 22 metros de extensão, facilita o deslocamento dos moradores e o escoamento da produção agrícola na região
2
Agricultura - 1 hora atrás Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental acontece no próximo dia 11 em Porto Velho No próximo dia 11 de maio, a partir das 8h, no Café Quixadá, apicultores de Porto Velho e de toda a região se reunirão para o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental.
3
Capa - 1 hora atrás “Lavar as mãos salva vidas” é tema de workshop criativo no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II O objetivo é reforçar que essa prática evita a disseminação de infecções de pessoas internadas ou submetidas a procedimentos cirúrgicos. A iniciativa percorrerá outros hospitais estaduais durante a semana.
4
Economia e Negócios - 1 hora atrás Operações “Duas Rodas, Uma só Vida” e “Corta Giro” promovem segurança no trânsito em Rondônia A Operação Corta Giro tem objetivo de coibir e tirar de circulação motocicletas irregulares e com escapamentos barulhentos
5
Destaques - 1 hora atrás Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante O objetivo é sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, a fim de prevenir acidentes, de proteger a própria vida e de outros condutores e passageiros De acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::