Porto Velho / RO - segunda-feira, 29 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Instituições processam União pedindo mais vacinas para Rondônia

Publicado em: 11/06/2021 - 10:48
Instituições processam União pedindo mais vacinas para Rondônia

Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público de Rondônia (MP/RO) e a Defensoria Pública da União (DPU) ingressaram na Justiça Federal para obrigar o Ministério da Saúde a distribuir imediatamente mais doses de vacinas contra covid-19 para Rondônia, inclusive usando o fundo estratégico de 5% de imunizantes destinado a estados em situação mais crítica, como foi feito com o Amazonas. Na ação civil pública, as instituições também pedem a correção da metodologia de remessa de vacinas aos estados. Rondônia é o penúltimo estado na lista das doses de vacinas distribuídas por 100 mil habitantes. Ao mesmo tempo, é o segundo no ranking de mortalidade por covid-19. Para as instituições, o Ministério da Saúde está discriminando Rondônia.

A ação cita dados do relatório conjunto da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas de Rondônia, além de dados do próprio Ministério da Saúde. Rondônia possui cinco municípios entre os dez do país com maior taxa de mortes proporcionalmente: Pimenteiras D’Oeste (1ª posição), Guajará-Mirim (2ª posição), Porto Velho (3ª posição), Ariquemes (8ª posição) e Vale do Paraíso (9º posição). Porto Velho tem a segunda maior média de mortes por covid-19 por 100 mil habitantes, com 411 mortes, atrás apenas de Cuiabá (MT) e à frente de Manaus, que viveu grande crise sanitária de repercussão nacional.

A covid-19 matou 766 rondonienses entre fevereiro e março deste ano, representando mais de 104% das mortes pela doença registradas durante o ano de 2020. Rondônia tem a segunda maior média de óbitos por covid-19 por 100 mil habitantes (286 mortos), atrás apenas do Amazonas. No total de casos acumulados por 100 mil habitantes, Rondônia está na quinta maior média entre todos os estados.

As instituições apontam na ação que esses indicadores não são considerados pelo Ministério da Saúde na distribuição das vacinas e Rondônia ocupa a 26ª posição, ou seja, é o segundo que menos recebe vacinas proporcionalmente a sua população (26,4% abaixo da média nacional).

“O que se busca é apenas a isonômica distribuição de vacinas em relação à gravidade da situação vivida. Rondônia não tem infraestrutura adequada de saúde pública e privada, não tem hospital universitário e quase passou pela mesma situação vivenciada em Manaus de colapso de oxigênio. A quebra de isonomia é tão flagrante que é difícil compreender os critérios adotados pela administração. Só a incompetência e o descaso podem explicar o quadro atual. Os impactos da pandemia no estado não podem ser revertidos, especialmente para aqueles que perderam suas vidas pela doença e que poderiam ter mais chances de sobrevivência se tivessem sido imunizados”, argumentam os autores da ação.

Eles ressaltam que em março deste ano, por meio de uma recomendação, o Ministério da Saúde foi alertado para a gravidade da situação em Rondônia e cobrado a dar atenção especial quanto ao fornecimento de vacinas, mas não houve providências.

Os autores da ação são o procurador da República Raphael Bevilaqua, a procuradora do Trabalho Camilla Rocha, a promotora de Justiça Emília Oiye e o defensor público federal Thiago Roberto Mioto. A ação é a de número 1008558-60.2021.4.01.4100 e pode ser consultada na internet na página do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) da Justiça Federal.

Fonte: MPF RO

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Empregos e Concursos - 7 horas atrás Oportunidade: MPC-RO abre seleção para cargo com salário de quase R$ 20 mil Entre os requisitos para ocupar o cargo, o interessado deve, além de atender os critérios da Lei da Ficha Limpa, possuir graduação em nível superior em uma dessas áreas: direito, ciências contábeis ou economia.
2
Educação - 7 horas atrás Investimentos: Kits de material escolar são entregues para escolas da Rede Estadual pelo Governo RO Para os alunos do EJA modular e semestral, estão sendo distribuídos kits com quatro cadernos, dois apontadores de lápis, uma régua, três canetas esferográficas, três lápis grafite, quatro borrachas e uma caixa de lápis de cor.
3
Capa - 7 horas atrás Programa Mais Produção/Calcário fortalece Agricultura Familiar em Rondônia O Mais Produção/Calcário atenderá inicialmente, as regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari e região Central do Estado, visando promover o desenvolvimento agropecuário de Rondônia.
4
Destaques - 7 horas atrás Atletas de Rondônia conquistam 26 medalhas na disputa no Brasileiro de Jiu-Jitsu, com incentivo do Pró-Atleta O evento ocorreu entre os dias 20 e 28, em Barueri, São Paulo, reunindo competidores de todo o país e do exterior, na disputa pelo título nacional.
5
Destaques - 7 horas atrás Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade é tema de Workshop De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o workshop contará com a participação de especialistas da área, e a presença dos coordenadores dos programas de obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::