Porto Velho / RO - sexta-feira, 10 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Aumento de salários: Câmara de Vereadores de São Francisco do Guaporé é alvo de ação do MPRO

Publicado em: 02/08/2022 - 11:27
Aumento de salários: Câmara de Vereadores de São Francisco do Guaporé é alvo de ação do MPRO

MP ingressa com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra leis de aumento e fixação de subsídios aprovadas pela Câmara de Vereadores de São Francisco do Guaporé

O Ministério Público de Rondônia, através do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, ingressou no com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra duas leis aprovadas pela Câmara de Vereadores de São Francisco do Guaporé, que autorizaram aumento e fixação da remuneração de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Vereadores da cidade.

A primeira delas é a Lei nº 1.953/22, que fixa valores dos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do Município. A segunda é a nº 1.954/22, que, embora mencione revisão, aumenta o valor do subsídio mensal dos vereadores da Câmara para a mesma legislatura.

Na inicial o MP argumenta a inconstitucionalidade das normas, entre outros pontos, em razão de os dispositivos fixarem novos subsídios para prefeito, vice e secretários e preverem aumento de 16% ao subsídio de vereadores, em violação à chamada regra da anterioridade da legislatura, prevista nas constituições federal e estadual. Segundo tal norma, os subsídios destes agentes políticos devem ser fixados até o final da legislatura para vigorar no mandato seguinte.

A esse respeito, o MP lembra que os valores dos subsídios dos agentes públicos de São Francisco já estavam previstos nas Leis nº 1.793 e nº 1.794, ambas de 12 de novembro de 2020.

Conforme destaca o MP, o projeto de lei foi apresentado extemporaneamente, pois a atual legislatura só pode fixar o subsídio para a próxima, isto é, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2025.

Dessa forma, o MP requereu a autuação e recebimento da ação de controle concentrado de constitucionalidade em face das leis mencionadas, ambas do Município de São Francisco e a concessão da medida cautelar, a fim de suspender as normas questionadas até final julgamento.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaques - 7 horas atrás FACER acompanha Encontro de Negócios Brasil-Peru em Porto Velho A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer) marcou presença, nesta semana, do encontro de negócios Brasil-Peru, realizado na sede do Palácio do Governo de Rondônia, em Porto Velho.
2
Porto Velho - 7 horas atrás Temperatura pode chegar a 35 graus em Porto Velho nesta sexta-feira (10) Sobre todo o estado prevê-se condição de tempo variando de claro a parcialmente nublado, com elevação nas temperaturas máximas.
3
Destaques - 9 horas atrás No aeroporto de Porto Velho: PF prende mulher com mais de 3 kg de cocaína presa ao corpo A mulher foi encaminhada para a sede da PF e, após submetida a exame de corpo de delito, foi encaminhada à Cadeia Pública de Porto Velho, onde ficará à disposição da justiça.
4
Destaques - 9 horas atrás Eduação: Prefeitura reforma, moderniza e entrega escola na zona Sul de Porto Velho A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Hildon Chaves e outras autoridades municipais e estaduais. A Escola Municipal Tancredo Neves possui uma área extensa e mais de 70% dessa área foi estruturada
5
Porto Velho - 9 horas atrás Comunicado: Detran-RO anuncia suspensão de serviços para modernização do sistema Os processos iniciados após as 12h serão concluídos quando a comunicação for restabelecida. Os serviços digitais da Central de Serviços do Detran e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também serão afetados.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::