Porto Velho / RO - terça-feira, 19 de março de 2024
(69) 99967-8787

A lenda e a polarização + Crateras lunares na BR-429 + O PSDB está dividido + Sinuca de bico no MDB

Publicado em: 21/05/2021 - 4:48
A lenda e a polarização + Crateras lunares na BR-429 + O PSDB está dividido + Sinuca de bico no MDB

A lenda e a polarização

Quando tem seu sono perturbado, diz a lenda indígena, a Cobra Grande se contorce com raiva e forma o rebojo, que os cientistas explicam como o redemoinho resultante da pressão da correnteza sobre formações específicas situadas no leito do rio.

São duas explicações para um mesmo fenômeno, com a ciência apenas referendando a lenda. Não há controvérsias nem troca de insultos entre guerrilhas midiáticas e digitais. Na política, entretanto, cada seita cria uma lenda própria para parecer diferente e positiva, demonizando os adversários, que por sua vez engendram uma lenda em sentido contrário.

Fora das lendas, a ciência política sempre aponta que cada uma, chegando ao poder, comporta-se mais ou menos da mesma forma. Sai a lenda da campanha eleitoral, entra o feijão com arroz da gestão. No Império, a polarização acontecia entre luzias (liberais) e saquaremas (conservadores). O pragmático senador Holanda Cavalcanti disse ao imperador Pedro II que “nada mais se assemelha a um saquarema que um luzia no poder”.

Fenômeno óbvio neste ano sem eleições, a polarização entre o bolsonarismo e o lulismo expõe duas “Cobras Grandes” formando rebojos simultâneos que procuram arrastar para seu lado do rio parcelas do Centrão, a verdadeira fonte do poder em Brasília. Caberá aos eleitores o papel de “cientistas” para decidir qual das duas Cobras Grandes vai sobrar no rio a partir de 2022.

…………………………………………………………………………………………

Crateras lunares

No Vale do Guaporé, a chiadeira é enorme no tocante as crateras lunares formadas ao longo da BR-429, que liga a região central, desde Presidente Médici até Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, passando por São Miguel e São Francisco as cidades mais populosas da região. Diante de tantas reclamações, o Dnitt informou as lideranças políticas regionais que a recuperação do trecho mais atingido pelo rigoroso inverno amazônico já está sendo licitado e as obras serão iniciadas logo em seguida. Mas quando caras-pálidas?

Alas tucanas

O PSDB está dividido entre duas grandes alas. Uma ligada ao ex-senador Expedito Junior e outra ao atual comando, com a deputada federal Mariana Carvalho. Ocorre que os dois grupos têm visões diferentes sobre as eleições do ano que vem. Expedito, que é possível candidato ao Senado, tem compromisso de apoiar Marcos Rogerio (DEM) ao governo e numa chapa neste sentido indicaria a deputada Mariana para vice numa tentativa de composição. O outro lado tucano, está atrelado a candidatura ao governo do prefeito Hildon Chaves, que não desiste do seu objetivo. Acredita-se que seja a bola da vez.

Prévias tucanas

Uma porção dos tucanos já defende prévias no partido para decidir se a sigla fechará com Marcos Rogério ao governo, Mariana vice e Expedito ao Senado, ou candidatura própria com Hildon Chaves, pilotando uma coalizão que iria do PSDB, PR, Solidariedade e mais meia dúzia de siglas da sua base aliada. A articulação  pode estourar de uma outra para outra implodindo o pacto de paz entre Hildon Chaves e Marcos Rogério.

Sinuca de bico

E o MDB está numa sinuca de bico para escolher sua chapa ao governo e ao Senado. Os nomes mais ventilados ao governo são do senador Confúcio Moura, do ex-presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho e do deputado federal Lucio Mosquini. Confúcio afirma nos bastidores que está fora, Maurão assegura que vai disputar a Assembleia Legislativa e Lucio Mosquini desistiu do projeto o governo vai à reeleição e tenta viabilizar uma aliança com outras legendas. Ao Senado, Valdir Raupp tem grande apoio do partido.

Em Lebrãolópolis

É grande a expectativa em São Francisco, conhecida também como Lebrãolópolis, a capital das propinas, quanto aos resultados da apuração da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa sobre o caso do deputado federal Lebrão flagrado e filmado recebendo mensalão de empreiteira. A população local quer o ressarcimento dos recursos destinados a ex-prefeita Gislene e ao parlamentar para reforçar a merenda escolar, além dos gargalos da saúde e da educação. Mas pelo que se sabe o dinheiro das propinas já tomou doriu.

Autor e Fonte: Carlos Sperança

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::