Porto Velho / RO - sexta-feira, 10 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Juristas x STF – O golpe já foi dado!

Publicado em: 04/08/2021 - 2:59
Juristas x STF – O golpe já foi dado!

Finalmente, os grandes juristas do país começam a se manifestar contra as arbitrariedades e autoritarismo do STF.

O jurista Evandro Pontes foi entrevistado pela colunista Ana Paula Henkel, para falar sobre os recentes fatos envolvendo o Supremo Tribunal Federal e os atos de seus ministros que levaram a uma enxurrada de pedidos de impeachment.

Mestre e doutor em Direito Societário pela USP, Evandro Pontes defendeu que há um golpe de Estado em curso.

De fato, Pontes defende que o golpe já ocorreu.

Pontes iniciou a entrevista afirmando que “estamos assistindo a uma quebra constitucional irreversível. O STF já cruzou linhas que constituem verdadeira atividade paraestatal”. Após uma explicação de como se define um golpe de Estado, ele afirmou:

– Ora, para mim é claro e mais do que óbvio que esse golpe já ocorreu. Na medida em que o STF age à latere do sistema, age de forma a violar a própria constituição.

– O próprio STF já consolidou um verdadeiro golpe de estado em que todos os poderes foram criminosamente usurpados pela Corte: ela julga, ela investiga, ela legisla, ela manda abastecer navios, ela atua como executivo e impede a extinção de conselhos, ela impede o executivo de enxugar a máquina – enfim, o golpe de estado já foi dado diante de nossos olhos e ninguém simplesmente não fez nada para restaurar a ordem.

Em resposta à surpresa da entrevistadora, que questionou se não se trataria de atos isolados de alguns ministros, com crimes isolados de responsabilidade, Evandro Pontes respondeu:

– Adoro o professor Carvalhosa, a quem tenho como Mestre muito querido, mas neste ponto eu discordo de meu Mestre sob o ponto de vista estratégico. Veja: quando uma ordem do STF é emanada por um Ministro usando papel timbrado da corte e todos os demais se calam, não há dúvida que esse silêncio integra a decisão ilegal dada pelo colega.

– O silêncio da corte quando um sistema paraestatal é montado e levado a plena operação, significa exatamente que a ilegalidade contaminou irremediavelmente a atuação dos demais ministros. Exemplo contrário disso foi o do Desembargador Favretto: ao tentar lançar mão de um expediente ilegal, a Corte como um todo se insurgiu e impediu que a ordem ilegal saísse com o timbre do TRF4. Os demais colegas preservaram a integridade institucional da Corte.

– Se o STF não faz o mesmo e aceita que ordens sejam emanadas em nome da Corte, a responsabilidade é sim colegiada e recai sobre aqueles que preferem reclamar na imprensa (que não é função de um juiz) e deixam de agir como juízes impedindo que um sistema paraestatal seja colocado em operação.

– O STF é hoje, sem a menor sombra de dúvida (por isso não falo das pessoas, falo da corte mesmo, pois no caso da decisão da transferência do Lula, em que houve supressão de instância, a Corte integrou a decisão com 10 votos favoráveis; pense-se também no caso do Inquérito de Censura à Crusoé: foi claramente um ato institucional da própria Corte e não de ministros isoladamente), uma entidade de poder suprema e de atuação paraestatal. Suas decisões sequer são respaldadas em seus próprios precedentes (um indício de que o seu histórico foi completamente abandonado), nem mesmo na Constituição: basta ler as decisões que citei e procurar o dispositivo constitucional que serve de base para a decisão – não há, simplesmente não há. São atos de puro totalitarismo gestados à latere.

– Desta forma, Ana, o golpe já foi dado. Tudo o que decorrer dele é mera consequência de um golpe, jamais será uma resposta em ato isolado ou um golpe à parte ou contragolpe.

– Já estamos na marcha da história para recobrar o sistema que já foi rompido por iniciativa clara e descabida do STF (e, repito, a responsável por isso é a corte sim e não os ministros isoladamente) ou simplesmente aceitá-lo.

– A escolha agora cabe ao povo brasileiro.

 

 

Fonte: noticiastudoaqui.com (Notícias tudo aqui)

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaques - 10 horas atrás FACER acompanha Encontro de Negócios Brasil-Peru em Porto Velho A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer) marcou presença, nesta semana, do encontro de negócios Brasil-Peru, realizado na sede do Palácio do Governo de Rondônia, em Porto Velho.
2
Porto Velho - 10 horas atrás Temperatura pode chegar a 35 graus em Porto Velho nesta sexta-feira (10) Sobre todo o estado prevê-se condição de tempo variando de claro a parcialmente nublado, com elevação nas temperaturas máximas.
3
Destaques - 12 horas atrás No aeroporto de Porto Velho: PF prende mulher com mais de 3 kg de cocaína presa ao corpo A mulher foi encaminhada para a sede da PF e, após submetida a exame de corpo de delito, foi encaminhada à Cadeia Pública de Porto Velho, onde ficará à disposição da justiça.
4
Destaques - 12 horas atrás Eduação: Prefeitura reforma, moderniza e entrega escola na zona Sul de Porto Velho A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Hildon Chaves e outras autoridades municipais e estaduais. A Escola Municipal Tancredo Neves possui uma área extensa e mais de 70% dessa área foi estruturada
5
Porto Velho - 12 horas atrás Comunicado: Detran-RO anuncia suspensão de serviços para modernização do sistema Os processos iniciados após as 12h serão concluídos quando a comunicação for restabelecida. Os serviços digitais da Central de Serviços do Detran e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também serão afetados.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::