Porto Velho / RO - quinta-feira, 9 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Acre teme apagão depois que Santo Antônio Energia declarou que irá desligar 50 turbinas

Publicado em: 08/03/2021 - 2:37
Acre teme apagão depois que Santo Antônio Energia declarou que irá desligar 50 turbinas

Foto: Divulgação/Internet

Os mais de 894 mil moradores do Estado do Acre estão apreensivos, depois de uma notícia de que eles poderão ficar as escuras a qualquer momento. O alerta foi divulgado pelo consórcio que administra a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, durante um encontro com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), órgão ligado ao governo federal.

As informações, obtidas com exclusivamente pelo – O Estadão, em caráter confidencial revelam que o blecaute pode durar por até 57 dias, e afetar todo o Estado do Acre. Segundo o consórcio, 27 dias seriam de paralisação total e 30 para o restabelecimento da companhia.

Santo Antônio Energia justifica o problema, alegando que o volume de água que deverá passar por suas turbinas até junho, resultaria no desligamento das 50 turbinas. De acordo com a concessionária, “a interrupção do empreendimento desenvolvido no Rio Madeira em Porto Velho e inaugurado em março de 2012, teria um prejuízo bilionário. Além disso, pode levar o acionamento de usinas térmicas para restabelecer a carga enérgica”.

Em outro trecho do documento, a concessionária explica que espera do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), uma autorização para ampliar o volume de água do seu reservatório.

Vale lembrar que em 2017, a concessionária de energia elétrica havia conseguido uma autorização dos órgãos, para elevar o reservatório em 80 centímetros. Um levantamento apontou que caso isso ocorra uma área equivalente a 1.100 hectares da unidade de conservação, o Parque Nacional do Mapinguari, entre Rondônia e o Amazonas seria devastada pela inundação. O movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) declarou na época que a elevação também atingiria cerca de 400 famílias. Desta vez, a Santo Antônio energia declara que a inundação atingiria uma área de 536 hectares.

Uma nota divulgada pela empresa atenua os alertas levados ao Ministério de Minas e Energia. À matéria, declarou que “tem por prática fornecer informações aos órgãos reguladores do setor sobre os vários cenários sobre as condições operativas da UHE Santo Antônio e os possíveis impactos no fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

As 50 turbinas da Santo Antônio Energia, produzem atualmente cerca de 3.568,00 Megawatts, servindo o consumo de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A energia produzida pela concessionária atende aos consumidores de outras regiões do Brasil. A empresa responde por 40% do consumo total dos estados de Rondônia e Acre, que recebem energia elétrica por meio do Sistema Integrado Nacional (SIN).

Fonte: News Rondônia

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::