Porto Velho / RO - quarta-feira, 8 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Se a população não se cuidar, vai morrer mais gente, diz prefeito de Vilhena

Publicado em: 12/01/2021 - 7:36
Se a população não se cuidar, vai morrer mais gente, diz prefeito de Vilhena

Buscando conscientizar a população, o prefeito Eduardo Japonês reservou toda a agenda desta sexta-feira, 08, para visitar veículos de comunicação de Vilhena, com o intuito de alertar a população sobre o alto número casos da covid-19 registrados na última quinzena e ainda detalhou as medidas necessárias para o combate a pandemia.

Durante a manhã, Eduardo foi até os sites Folha do Sul, Vilhena Notícias e Revista Imagem. Nas televisões, participou dos programas da RedeTV e SIC TV. Já nas rádios, o prefeito esteve em programas da Planalto e Onda Sul. Na parte da tarde, foi até o site Folha de Vilhena, e recebeu em seu gabinete, as equipes da TV Allamanda, dos sites Rondônia em Pauta e Rota Policial News. À noite, encerrando o dia de entrevistas, fez mais uma visita à RedeTV.

Em todos os veículos de comunicação, Japonês buscou passar a mensagem que Vilhena chegou ao pior momento da pandemia até o momento e que as medidas tomadas até então foram necessárias para conter o avanço da doença. “A gente foi obrigado a realizar a nossa última medida, do decreto. Atingimos a lotação de 100% na UTI e Enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19 e estamos trabalhando no limite. Caso estes números continuem aumentando, seremos obrigados a realizar o lockdown”, destaca Eduardo.

Leia abaixo, alguns dos tópicos abordados pelo prefeito durante as visitas.

CONSCIENTIZAÇÃO – O prefeito enfatizou que o momento é para a população fazer sua parte. “Muitos não sabem da gravidade que estamos passando. Os atuais números são preocupantes. Tivemos mais de 500 casos nos últimos 9 dias com vários recordes diários. Precisamos que a população faça sua parte. O poder público não consegue combater a pandemia sozinho. Infelizmente, se a população não se cuidar, vai morrer mais gente”, ressalta Eduardo.

AUMENTO DOS CASOS – “Estamos enfrentando o nosso maior pico da doença até aqui, e, possivelmente, novos casos aparecerão. Nesta sexta-feira foram 134 novos casos, praticamente todos resultantes das festas de Natal. As contaminações do réveillon ainda devem surgir nos próximos dias”, pontuou.

IDOSOS – O prefeito lembra que os idosos são as principais vítimas da pandemia, pois caso sejam intubadas, a probabilidade de morte é alta. “A maioria dos idosos acima de 60 anos que vão para a intubação, de 80 a 90%, morrem. Então, se possível, o senhor ou a senhora fique em casa. Caso necessitem ir à rua, peça para um familiar”, enfatiza Japonês.

DECRETO – O recente decreto que restringe a funcionalidade de parte do comércio e estabelece medidas de distanciamento serviu como base para os municípios do Cone Sul, que também enviam os pacientes graves da covid-19 para Vilhena. “O que fizemos aqui foi uma ação necessária. Boa parte do comércio continua funcionando normalmente, mas, claro, com as restrições necessárias. Fizemos isso para evitar o que vinha acontecendo na última quinzena do ano”, explica Eduardo.

NOVOS LEITOS – Para evitar que as pessoas doentes aguardem em filas, o prefeito lembrou, que na próxima semana, 20 novos leitos clínicos devem ser instalados no CEV (Centro de Especialidades Vilhenense). Além disso o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, está trazendo para Vilhena, cinco novos respiradores para serem instalados na Central Covid. Os aparelhos foram doados pelo município de Cacoal nesta sexta-feira.

LOCKDOWN – Ainda não é descartado um lockdown, caso os números de contaminados manter a crescente, e os leitos estejam 80% ocupados. “Jamais quero que isto aconteça, mas, se não houver outra alternativa e atingirmos o limite das internações, teremos que fazer isso, com a devida aprovação do Comitê, como prevê a lei. Peço para a população fazer a sua parte: fique em casa, caso tenha que sair, tome todos os cuidados. Vamos enfrentar isto juntos!”, conclui Eduardo.

Semcom

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Educação - 19 horas atrás IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho São onze vagas em várias áreas. As inscrições seguem até o dia 19/5/2024.
2
Destaques - 20 horas atrás Programa Talentos do Futuro abre novas inscrições para aulas gratuitas de capoeira em Porto Velho As inscrições podem ser realizadas na sede da Semes, que fica localizada na Av. Amazonas, 6363, bairro Cuniã (Vila Olímpica Chiquilito Erse). O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
3
Porto Velho - 20 horas atrás Porto Velho adere a programa que incentiva as construções sustentáveis A Prefeitura de Porto Velho aderiu ao Programa de Transformações do Mercado de Edifícios Verdes em julho de 2022 e tem trabalhado para incentivar a construção de empreendimentos sustentáveis no município.
4
Destaques - 20 horas atrás Entretenimento: Sexta edição do Arraial Municipal terá 3 dias de festas, veja programação Este ano, a grande novidade do evento, além dos três dias de festas, é a participação dos grupos mirins de quadrilhas e boi-bumbás, e a presença dos bois Flor do Campo e Malhadinho, diretamente de Guajará-Mirim.
5
Capa - 20 horas atrás Prefeitura realizará abertura oficial do Maio Amarelo nesta quarta (8) no Complexo da EFMM A campanha neste ano tem como tema: "Paz no trânsito começa por você", com objetivo de fazer uma reflexão sobre a educação e redução de acidentes de trânsito no município.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::