Porto Velho / RO - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(69) 99967-8787

China libera, e insumos para a Coronavac estão prontos para embarcar, diz Bolsonaro

Publicado em: 26/01/2021 - 10:09
China libera, e insumos para a Coronavac estão prontos para embarcar, diz Bolsonaro

Liberação já era aguardada pelo Instituto Butantan, que, com a chegada do material ao Brasil, prevê envasar cerca de 11 milhões de doses

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (25/1) que a China vai exportar para o Brasil os insumos necessários para a produção da Coronavac. Segundo o chefe do Executivo, a entrega deve ocorrer “nos próximos dias”.

Nas redes sociais, Bolsonaro disse que serão 5.400 litros de insumos. De acordo com o mandatário do país, a exportação do material foi aprovada, e os insumos já estão em área aeroportuária, para pronto envio ao Brasil.

Iperon anuncia pagamento de aposentadorias e pensões para o dia 29 de janeiro

Coronavírus em Rondônia: 118.097 casos confirmados, 2.128 óbitos e 96.736 pacientes curados

Após o anúncio do presidente, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que o governo chinês está trabalhando junto ao Brasil “na luta contra a pandemia”.

“A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”, escreveu o diplomata nas redes sociais.

A liberação da matéria-prima que permite a continuação da Coronavac no Brasil estava sendo aguardada pelo Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante em solo brasileiro.

Como cada litro de insumo pode resultar em 1 milhão de doses, o Butantan prevê envasar cerca de 11 milhões de doses com a chegada do material.

O instituto recebeu, vindas da China, 6 milhões de doses prontas, que tiveram autorização para uso emergencial pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Na semana passada, a agência aprovou um novo pedido emergencial, desta vez para mais 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil.

Vacina de OxfordNa mesma publicação desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro ainda afirmou que os insumos da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a AstraZeneca, também estão em negociação para serem liberados de maneira “acelerada”.

No Brasil, o imunizante será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e já tem a aprovação da Anvisa para o uso emergencial de 2 milhões de doses, exportadas da Índia na semana passada.

A Fiocruz, no entanto, enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF), na semana passada, comunicando que a entrega das próximas doses da vacina, a serem produzidas no Brasil, vão atrasar de fevereiro para março.

De acordo com a Fiocruz, o atraso ocorre porque o Brasil não recebeu um dos insumos para a fabricação do imunizante. O composto que falta para o início da produção da vacina no Brasil é o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), de responsabilidade da AstraZeneca.

A fundação informou que a expectativa é entregar 100 milhões de doses da vacina até julho e mais 110 milhões até o fim do ano.

Fonte: Metrópoles

Fonte: www.nahoraonline.com/china-libera-e-insumos-para-a-coronavac-estao-prontos-para-embarcar-diz-bolsonaro

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::