Porto Velho / RO - sexta-feira, 3 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Ministro Fachin denuncia invasão de hackers russos ao TSE

Publicado em: 18/02/2022 - 9:43
Ministro Fachin denuncia invasão de hackers russos ao TSE

Com discurso de candidato, falando coisas como “ditadura nunca mais!” e almejando que seja qual for o resultado da eleição, ele deverá ser aceito pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Edson Fachin, um dos muitos petistas indicados para o STF (interinamente no comando do TSE), deixou os brasileiros mais uma vez com a pulga atrás da orelha, como diziam os mais antigos, quando havia algo suspeito no ar.

Por uma dessas coincidências incríveis, exatamente no dia em que Bolsonaro estava na Rússia, num encontro com o presidente Vladimir Putin, Fachin, falando em nome do TSE, denunciou que o Tribunal pode estar sendo alvo de hackers …da Rússia. Pairou uma grande dúvida no ar, na medida em que há um ano atrás, o então presidente do TSE, o ministro Luis Roberto Barroso, garantiu, numa longa explanação, que as urnas eletrônicas no Brasil não são passíveis de ataques cibernéticos”.

Fachin não se referiu especificamente às urnas, mas sim ao próprio Tribunal, mas, é claro, deixou no ar uma grande dúvida, na medida em que não reafirmou que a inviolabilidade delas impediria qualquer ataque hacker. O ministro Edson Fachin assume o comando do TSE na próxima semana, mas quem vai coordenar as eleições de outubro e novembro (no segundo turno, onde ele ocorrer), será o ministro Alexandre de Moraes. Sobre a preocupação com os russos, só agora abordada com ênfase por uma autoridade de tal tamanho, Fachin destacou que “a preocupação com o ciberespaço se avolumou imensamente nos últimos meses” e foi mais longe: “posso dizer que a Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers, não apenas de atividades criminosas, mas também de países, tal como a Rússia, que não tem legislação adequada de controle”.

Para o ministro que ainda tem onze anos de mandato no STF, “em relação aos hackers da Rússia, os dados que nós temos dizem respeito a um conjunto de informações que estão disponíveis em vários relatórios internacionais”. Ou seja, os relatórios já vêm de longo tempo, mas foram divulgados, certamente por uma enorme coincidência, exatamente no dia em que o Presidente brasileiro fazia uma visita oficial aos russos.

O STF e o TSE estão em clara rota de colisão com o atual governo. Vários ministros, indicados pelo petismo que comandou o país por mais de uma década e meia, tomaram conta do poder total nos rumos da Nação, com decisões estranhas, algumas com claro viés inconstitucional e com um poder de mandar e desmandar no país, muito acima das suas atribuições.

O STF – e também o TSE – se transformaram em braços políticos, fazendo clara oposição ao atual governo e criando um clima muito perigoso para a democracia brasileira.

A fala do ministro Fachin cabe neste raciocínio. Sem deixar claro que uma eventual invasão hacker poderia chegar às urnas eletrônicas, ele criou mais um factoide, alimentando o clima de discórdia e de intensos debates sobre se as urnas são ou não invioláveis. Com que intenção, só se saberá num futuro próximo.

FONTE E AUTOR: OPINIÃO DE PRIMEIRA, JORNALISTA SÉRGIO PIRES.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::