Porto Velho / RO - quarta-feira, 4 de agosto de 2021
(67) 99967-8787

Prefeitura homenageia profissionais do SAMU

Publicado em: 11/07/2021 - 2:52

Data chama a atenção para a importância daqueles que prestam atendimento pré-hospitalar

Em reconhecimento à luta dos profissionais que dia e noite trabalham para salvar vidas nos atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência, a Prefeitura de Porto Velho homenageia os profissionais pelo Dia do Socorristas, que é comemorado no dia 11 de julho.

Os socorristas do município dedicam seus esforços no atendimento realizado tanto na cidade de Porto Velho quanto no distrito de Jaci-Paraná. Eles estão lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O Dia do Socorrista foi instituído para lembrar dos profissionais, cuja missão é especial e dedicação redobrada.

O gerente do SAMU de Porto Velho, Raymison Corrêa, destaca a importância dos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Pronto Atendimento da Prefeitura e no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, que colocam a vida dos pacientes em primeiro lugar.

“Esta categoria é treinada para prestar os primeiros socorros e auxiliar os profissionais de saúde no atendimento pré-hospitalar ainda no local da emergência. Todos estão de parabéns e merecem nossas homenagens”, disse.

MISSÃO

Raymison Corrêa, gerente do SAMU
Raymison Corrêa, gerente do SAMU
Entre as atividades do cotidiano dos socorristas está, também, acompanhar os pacientes até uma unidade de saúde no menor tempo possível. Para isto, recebem formação em medicina, enfermagem, técnico de enfermagem e direção no trânsito.

Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, os socorristas mantiveram seu trabalho. Apesar de todos os cuidados, muitos foram contaminados pelo coronavírus e um deles faleceu.

TEMPO

Os socorristas do SAMU entram em ação sempre que há uma chamada de urgência ou emergência pelo número 192. Além do acolhimento e atenção humanizada aos pacientes, um dos principais compromissos dos profissionais é chegar ao local no menor intervalo de tempo possível.

Quanto menos tempo a equipe levar para chegar até a ocorrência, mais chance de cura tem o paciente. “A rapidez no atendimento pode evitar mortes, sequelas e amenizar sofrimento”, explica o gerente do SAMU.

SERVIÇOS

Socorristas do SAMU entram em ação sempre que há uma chamada pelo 192
Socorristas do SAMU entram em ação sempre que há uma chamada pelo 192
Dentre os serviços fornecidos pelo SAMU, de acordo com Raymison Corrêia, estão o atendimento pré-hospitalar no local da emergência, transporte entre hospitais, remoção de pessoas com Covid-19 e administração de medicamentos na atenção especializada.

De janeiro a abril deste ano, o SAMU realizou 26.157 atendimentos. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 8.332 ocorrências atendidas. Em todas elas houve dedicação e determinação para realizar o melhor possível para os pacientes.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 

Desenvolvido por Argo Soluções