Porto Velho / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Estudantes do IFRO contam as conquistas em resultados locais e nacionais

Publicado em: 27/04/2021 - 4:09
Estudantes do IFRO contam as conquistas em resultados locais e nacionais

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão conseguindo bons resultados nas seleções que estão se inscrevendo. Apesar do período atípico, diante da manutenção da pandemia e suas incidências sobre a vida de todos, há boas histórias a serem contadas. Os egressos que desejarem compartilhar os resultados podem preencher o formulário criado pela Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO), disponível em https://forms.gle/bzG8TrW8H5dfQWSw5.

Até o dia 25 de abril chegaram, via formulário,  algumas dessas histórias, que compartilhamos a seguir: Isabella Decleva da Conceição concluiu no Campus Ariquemes o Técnico em Alimentos e está aprovada para Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP. “É a realização de um sonho, estou muito feliz por ter sido aprovada na melhor universidade do país. Sempre foi algo que quis, mas não imaginei que se tornaria realidade. O IFRO, em especial o Campus Ariquemes, teve um papel fundamental na minha preparação para o Enem, tanto pelo cuidado dos professores ao ensinarem, quanto pela oferta de cursos preparatórios no ano de 2020”, comenta.

“Os alunos do IFRO têm obtido excelentes resultados, quanto à aprovação em processos seletivos, seja no ofertado pela instituição, ou em outros de sua escolha, nos cursos que vão ao encontro das suas vocações”, analisa o Pró-Reitor de Ensino do IFRO, Edslei Rodrigues. Na instituição, há integração ensino, pesquisa e extensão com diversas possibilidades de atuação.

Segundo o gestor, “atribuímos este êxito, primeiro, ao ensino de qualidade que eles recebem  no IFRO, uma vez que este se preocupa com o currículo escolar proporcionado aos seus alunos. Outra fator que podemos elencar, é a forma como este ensino ocorre: o IFRO quando olha para o seu aluno o enxerga na sua totalidade, proporcionado a ele uma formação integral, permitindo que ao final do seu curso, que este escolha em exercer o curso técnico ou dar continuidade à sua formação superior, atingindo assim os objetivos propostos pela instituição”.

 

 

Histórias inspiradoras

Concluinte do Curso Técnico em Informática no Campus Porto Velho Calama, Maria Eduarda Almeida Lustosa foi aprovada na Universidade Federal de Juiz de Fora para o curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações. “Sinto como se essa única vaga contemplasse várias pessoas. Como se contemplasse os funcionários, a equipe pedagógica e principalmente meus professores, que me auxiliaram e me fortaleceram nessa jornada. Sem o IFRO eu não poderia ter descoberto o que amo fazer, e a área que quero seguir, não estaria aqui”, diz.

Quem também está com vaga garantida em Minas Gerais é Matheus de Sousa Brilhante. Ele cursou o Técnico em Eletrotécnica no Campus Porto Velho Calama e passou na UFV (Universidade Federal de Viçosa), dando continuidade à sua área de formação com Engenharia Elétrica. “Estamos muito felizes pela grande conquista, onde o IFRO tem papel fundamental nessa trajetória, tanto pelo ensino de muita qualidade quanto pela minha própria orientação sobre qual carreira seguir após o término do curso/ensino médio”, fala.

Também do Campus Calama (Técnico em Eletrotécnica), Sarah Leticia de Souza Marques teve aprovação na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) para Engenharia de Transportes. “Estudar no IFRO foi e é uma honra. Tive a oportunidade de crescer e vou levar tudo o que aprendi para o resto da minha vida”, afirma ela que se classifica como “realizada”.

Para a UFMT ainda estão aprovados outros três alunos: Jardson da Silva Diniz (Porto Velho Calama/Técnico em Eletrotécnica), Maria Eduarda Resende dos Reis (Jaru/Técnico em Alimentos) e Uderlan Pereira Guimarães (Técnico em Agropecuária/Ariquemes). “Gostinho de vitória, não somente por ter conseguido uma vaga na Universidade Federal do Mato Grosso, mas principalmente por ter me formado no IFRO, uma instituição de grande valor, para mim a melhor instituição de ensino de Porto Velho. Ter me formado no IF foi a coisa mais gratificante que aconteceu na minha vida”, comemora Jardson que agora estuda se fará essa graduação em Engenharia Elétrica no estado vizinho, ou na outra opção que ainda aguarda resultado: “Se eu passar em Engenharia de Controle e Automação no IFRO/Calama, abandono UFMT”.

“O IFRO representa muito nessa conquista pra mim, sem a educação e o apoio de todos os profissionais do IFRO eu nunca teria conseguido. Serei eternamente grata por tudo que vivi nesses três anos como IFiana”, mostra Maria Eduarda (Zootecnia/UFMT). Conforme Uderlan (Geologia/UFMT), “o IF teve um papel fundamental na minha perspectiva de vida, mudou a minha visão sobre o mundo”.

Na Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), a aprovação foi do egresso do Campus Vilhena, Fernando Augusto Schabo da Silva. Ele, que cursou o Técnico em Edificações, fará Engenharia Civil. Outro estudante que fez o Técnico em Edificações no IFRO, no Campus Porto Velho Calama, Edmilson Ferreira de Melo Junior teve aprovação no bacharelado ABI-Engenharia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). “Desde criança sempre sonhei em estudar na UFPE, pois, constantemente, eu frequentava o campus da instituição e ouvia a respeito da excepcional qualidade do ensino. Sendo assim, fiquei muito feliz quando recebi a notícia da minha aprovação e só tenho a agradecer aos excelentes professores do IFRO por tornarem meu sonho uma realidade”, relata.

 

 

Resultados do Conesul

Nos resultados dos campi do Conesul do estado, têm os alunos que seguirão no IFRO. A exemplo de Talia Messias Nunes, egressa do Curso Técnico em Agropecuária/Campus Colorado do Oeste. A egressa diz que todos da família estão orgulhosos de sua aprovação para Engenharia Agronômica do próprio Campus Colorado. Mesma situação vivida por Marcilene de Souza Santos, que concluiu o Técnico em Agropecuária/Colorado do Oeste e está aprovada para Engenharia Agronômica/Colorado do Oeste: “Me sinto muito feliz e realizada, por poder mais uma vez fazer parte desta instituição podendo de fato iniciar o curso no qual se tornou o meu sonho”, revela.

Yasmim Gabrielly Peres Cruz  terminou no Campus Vilhena o Técnico em Informática e fará no próprio Instituto Federal de Rondônia a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Segundo ela, “IFRO foi minha base para a escolha do meu curso de graduação, gratidão eu sinto pela minha conquista”.

Já Gabriela Ansiliero de Lima, que concluiu o Técnico em Agropecuária/Colorado, trocou de área e está muito feliz com a conquista. Irá para a área de Medicina na FIMCA (Centro Universitário Aparício Carvalho). “Grata por tudo que vivi e aprendi no IFRO”, afirma.

Carla Gabriela Santos Fernandes (Técnico em Agropecuária/Colorado do Oeste) passou para Relações Internacionais na UFS (Universidade Federal de Sergipe). “Todo mundo ao meu redor está muito animado e feliz por mim. Eu estou realizando meu maior sonho, e ainda não consigo descrever o que foi essa aprovação para mim. Estudar no IFRO foi o motivo pelo qual eu passei. Simples. Não estudei de fato para o Enem (risos) então, sim, tudo que aprendi com os professores que passaram por mim nesses últimos três anos me levaram à aprovação”, confidencia.

A agora Técnica em Informática pelo Campus Vilhena, Luiza Martins Leiro de Oliveira fará Medicina Veterinária na Faron (Faculdade Marechal Rondon). “Eu e minha família ficamos muito felizes, ainda mais com toda a situação da pandemia, porque fui aprovada no curso que eu sempre quis fazer. O IFRO me ajudou a ser mais persistente, paciente e amadurecer muito durante meu tempo lá dentro. Entre altos e baixos sempre incentivavam a continuar e dar meu melhor. Estudar no IFRO me trouxe várias oportunidades e abriu novos caminhos para que eu conseguisse chegar onde eu quero”, diz.

O Técnico em Informática Ricardo Ferreira Vieira (Campus Vilhena) obteve vaga no curso de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. “Quando saiu o resultado da aprovação ficamos muito felizes, tanto minha família quanto alguns amigos que contei. O IFRO Campus Vilhena foi decisivo nessa conquista, as aulas, professores, projetos e interações tanto presenciais quanto on-line contribuíram para uma formação que me trouxe resultados, como essa aprovação. Só tenho a agradecer ao IFRO por todas as oportunidades”. E Abdias Amorim Júnior (Eletromecânica/Campus Vilhena) foi aprovado para a UFSCar/Ciência da Computação.

 

 

Pós-Graduação

Mas não são apenas os bons resultados nos vestibulares deste ano que os alunos comemoram. Há também histórias de conquistas na pós-graduação. De Ji-Paraná, concluinte do Técnico em Florestas, Alice Neri da Silva Sousa foi aprovada primeiramente para Engenharia Florestal na Universidade Federal do Acre (UFAC) e agora está no mestrado na Universidade do Estado de Santa Catarina.

“Inicialmente, foi uma surpresa, já que a concorrência para o curso era alta e ter a oportunidade de fazer uma graduação na mesma área do técnico também foi uma realização muito grande. Ainda mais sendo a primeira da família e ingressar numa universidade federal. Iniciei a graduação em 2015 e finalizei em 2019. Em agosto de 2020, em meio à pandemia, iniciei o Mestrado Acadêmico em Engenharia Florestal, na UDESC/Campus de Lages/SC”.

Também teve estudante que apostou e obteve resultado positivo trocando a área. Isabella Souza Moraes Amorim concluiu o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio no Campus Vilhena, em 2018, iniciou outro curso e neste ano conquistou vaga em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Ser aprovada em uma universidade pública é de grande felicidade para mim e reflete todos os anos de estudo e de apoio que recebi de professores, amigos e familiares. Essa conquista foi concretizada graças, também, a todas as instituições educacionais pelas quais passei”, relata acrescentando:  “Concluí o Ensino Médio e após dois anos de estudos consegui uma vaga na universidade. O IFRO foi, sem dúvida, fundamental para meu crescimento pessoal e de aprendizagem, uma vez que conta com professores e funcionários de excelência em sua constituição. Além disso, a noção de mundo torna-se expandida e os sonhos mais reais, já que possui o tripé das universidades: ensino, pesquisa e extensão, o que abre muitas portas. Agradeço imensamente a todos os envolvidos no meu percurso até a aprovação, em especial ao IFRO Campus Vilhena”.

Acadêmico do Campus Ariquemes, Alessandro de Souza Reis fez a seleção para Engenharia Agronômica do IFRO Colorado do Oeste. Ele diz que não pretende se matricular e conta: “Fiquei muito feliz, fui aprovado pela segunda vez no Instituto Federal de Rondônia, atualmente curso Ciências Biológicas, já foi uma grande conquista, e agora mais uma vez aprovado no curso de Engenharia Agronômica, me sinto muito privilegiado”.

Fonte: Ascom IFRO

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::