Porto Velho / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99967-8787

‘Caminhões da Felicidade’ entregam novos equipamentos e mobiliários às escolas estaduais de Guajará-Mirim

Publicado em: 26/10/2022 - 3:33
‘Caminhões da Felicidade’ entregam novos equipamentos e mobiliários às escolas estaduais de Guajará-Mirim

Durante esta semana, o comboio dos “Caminhões da Felicidade” está em Guajará-Mirim, onde realizou a entrega de equipamentos e mobiliários. O transporte foi realizado por caminhões da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, denominados de “Caminhões da Felicidade”. A entrega teve como objetivo beneficiar as escolas estaduais do município de Guajará-Mirim, para atender às necessidades do alunado. O investimento aplicado às obras foi de R$ 915.682,38 (novecentos e quinze mil, seiscentos e oitenta e dois reais e trinta e oito centavos).

Desde o ano de 2019, o Governo de Rondônia, por meio da Seduc vem reestruturando as escolas da Rede Estadual de Ensino nos 52 municípios, por intermédio da compra e distribuição de novos equipamentos eletrônicos, de informática e móveis. A entrega é realizada pelos “caminhões da felicidade” do almoxarifado da Seduc. No mês de junho, 50 unidades de ensino da região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré receberam novos equipamentos e mobiliários.

Os equipamentos entregues foram: conjuntos professor – mesa/cadeira (127); armários alto (30); armários Credenza (31); estantes de aço (36) com 6 prateleiras; 14 armários oupeiros); cutter de mesa (1); fornos micro-ondas (2), conjuntos alunom – mesa/cadeira (180); cadeiras escolares com prancheta (110); motores de polpa 90HP (2); bebedouros (7); mesas retas de trabalho (130); cadeiras giratória (30); poltronas (126); longarina (31); sofás individuais (4) e sofá de 3 lugares (9). Os caminhões da felicidade vão continuar realizando as entregas até dia 27 de outubro.

A Coordenadoria Regional de Educação – CRE é responsável pela distribuição dos materiais, que nesta segunda etapa contemplam todas as escolas estaduais de Guajará-Mirim, sendo 37 escolas indígenas, 14 estaduais, 5 extensões e as Coordenadorias. “Agora temos novos mobiliários, equipamentos e condições para os professores, alunos e funcionários que frequentam as escolas. A previsão é que, ainda, outros investimentos aconteçam. São equipamentos essenciais às escolas e há anos que a educação não recebia investimentos nessa magnitude”, destacou a coordenadora regional de Educação, em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Eunice de Oliveira Pires Santos.

Leia também em Guajará-Mirim

Campanha “Vacinação não tem fronteira” apresenta resultados positivos na aldeia Sagarana, em Guajará-Mirim

A aldeia Sagarana, que fica há seis quilômetros do distrito de Surpresa, em Guajará Mirim, em Rondônia, tem registrado oficialmente 350 indígenas, totalizando 10 etnias diferentes. A aldeia pertence ao polo base de Guajará-Mirim, que é atendido pela equipe multidisciplinar do enfermeiro Claudinei Pinto e da técnica em enfermagem, Flávia Rosas.

A localidade alcançou um número expressivo de atendidos na Campanha Nacional de Vacinação na Fronteira do Ministério da Saúde – MS. Segundo o enfermeiro Claudinei Pinto, os registrados da equipe demonstram quase 100% da população atendida, e desse número, 80 são crianças.

O enfermeiro Claudinei Pinto, que atende uma micro área com um total de 550 indígenas do município de Guajará-Mirim, abrangendo 15 etnias, acompanhou os resultados da campanha de vacinação. Claudinei conta que o ponto principal do trabalho é a vacina, “os indígenas estão com a vacinação em dia, não só os de Sagarana, como também os da comunidade de Pedral, Coca e todas as aldeias de Guajará-Mirim assistidas pelas nove equipes de saúde indígena”.

O líder indígena, Edmilson Oro Waram Xijein, disse que a equipe de saúde indígena fica 18 dias ao mês na comunidade, e atende crianças, adultos e idosos. No mês do Outubro Rosa, 90% das mulheres estão realizando prevenção e nas campanhas de vacinação, quase toda comunidade está vacinada.

“Quando as campanhas acontecem, temos a participação de todos da comunidade, tanto para vacinas de rotina, como as da covid-19, quase 100% vacinados. A equipe tem a confiança dos parentes e desempenha um trabalho satisfatório”, garantiu o líder indígena, Edmilson Oro Waram.

A equipe de saúde trabalha na aldeia há quase seis anos e os cuidados com a saúde virou um orgulho na aldeia. “Quando o enfermeiro vem nós avisamos na aldeia, chamamos de casa em casa, o dia da vacina, a maioria participa. Eu acredito na vacina, e a comunidade não tem recusa”, afirmou o cacique, Bom Xampa Oro Mon.

AGEVISA

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que a aldeia fica próxima à foz dos rios Guaporé e Mamoré, região para onde a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa enviou equipes de imunização para fortalecer o trabalho municipal, é um exemplo a ser seguido.

“Em Rondônia, 65 técnicos da Agevisa foram envolvidos na campanha de vacinação da fronteira, contemplando não só as cidade de Guajará, mas ainda, oito municípios rondonienses que também fazem fronteira com a Bolívia, sendo: Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre do Parecis, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Porto Velho”.

SAÚDE INDÍGENA

O Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI de Porto Velho tem uma sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena – CASAI, no município de Guajará-Mirim. O Polo Base (Território) – são subdivisões territoriais do DSEI, sendo suporte às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena – EMSI organizarem técnica e administrativamente a atenção à saúde de uma população indígena adscrita.

A CASAI/DSEI/PVH é um dos estabelecimentos da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, do Ministério da Saúde, para apoio, acolhimento e assistência aos pacientes indígenas que necessitam de tratamento ou consulta especializada nas cidades.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::