Porto Velho / RO - sábado, 31 de julho de 2021
(67) 99967-8787

Magistrados rondonienses são contemplados com o título “Cidadão Honorário de Porto Velho”

Publicado em: 02/07/2021 - 9:43

O desembargador Isaias Fonseca Moraes e o juiz aposentado do TJRO Marco Antônio de Faria vão receber o título de “Cidadão Honorário de Porto Velho” concedido pela Câmara dos Vereadores da capital. O projeto é de autoria do vereador Aleks Palitot (PTB) e a solenidade de outorga está marcada para o dia 1º de outubro na Casa de Leis Municipais.

Natural de Goiânia-GO, o juiz Marco Antônio de Faria é um dos pioneiros da judicatura rondoniense, pois ingressou na primeira turma de magistrados do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, em 1982, ao ser nomeado para a comarca de Espigão do Oeste. Atuou também nas comarcas de Cacoal e Ji-Paraná até chegar a Porto Velho. Além de ter contribuído para a consolidação do Poder Judiciário rondoniense, o juiz Marco Antônio de Faria se tornou o quinto presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), ao ser empossado em 1989 e reeleito em 1991. Deixou a judicatura em 1993 e durante a gestão do Governador Confúcio Moura tornou-se secretário chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia.

O desembargador Isaias Fonseca Moraes, nascido em Araguaína-TO, ingressou na magistratura em 2012 pelo quinto constitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de graduado em Direito, o desembargador Isaias também é formado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autor dos livros “Manual do Direito Administrativo” e do “Curso de Licitações e Contratos Administrativos” – ambos publicados pela Editora Juruá. O magistrado, a par do seu conhecimento técnico, também é conhecido pelo engajamento em ações sociais como o serviço voluntário no Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer (NACC) e na Associação Luz do Alvorecer. Os relevantes serviços prestados à população rondoniense também foram reconhecidos por outras instituições como a Polícia Militar do Estado de Rondônia que concedeu a medalha Forte Príncipe da Beira; o Batalhão da Polícia Ambiental que conferiu o Diploma Amar (Amigo do Meio Ambiente de Rondônia); o magistrado também recebeu da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia a comenda “Governador Jorge Teixeira de Oliveira”; e possui o Colar do Mérito Judiciário pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.

O autor da proposta que homenageia os dois magistrados e mais outras 18 personalidades rondonienses, vereador Aleks Palitot (PTB), explica os motivos pelos quais levou a legislatura municipal a conferir esta honraria. “Os homenageados contribuíram de forma ímpar para o desenvolvimento da nossa capital, notadamente nas áreas da educação, medicina, direito e comunicação”, destaca o parlamentar na minuta propositiva que concede o título de “Cidadão Honorário de Porto Velho” pela Câmara Municipal.

 

Assessoria de Comunicação – Ameron

Desenvolvido por Argo Soluções