Porto Velho / RO - sexta-feira, 17 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Tribunal de Justiça de Rondônia é vanguardista na utilização de recursos tecnológicos e transformação digital

Publicado em: 25/10/2023 - 9:11
Tribunal de Justiça de Rondônia é vanguardista na utilização de recursos tecnológicos e transformação digital

Escute esta matéria se preferir, clique no play acima.

Rondônia, 25 de outubro de 2023 – A história do Tribunal de Justiça de RondôniaTJRO passa pelos avanços tecnológicos e inovação, um exemplo que podemos citar nesta matéria foi a implementação no ano de 2014 do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos Juizados Especiais Cíveis como meta da Resolução 185, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Naquele ano O TJRO encerrou as atividades em com o PJe instalado em 27,5% das comarcas que já utilizam o software nos Juizados Especiais.

7 de julho de 2014, uma data histórica – PJe é instalado na Justiça Estadual de Rondônia

Foto de arquivo – TJRO.

Um clique que entrou para a história da Justiça. Com o comando protocolar, diante de um auditório cheio de testemunhas, o advogado Raimisson Miranda de Souza foi o primeiro patrono de um processo a tramitar por meio do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e colocou o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) na lista de tribunais brasileiros que já utilizam o sistema, entre estaduais, federais, militares e do trabalho.

Agora, como esse processo, todos que ingressarem no Juizado da Fazenda Pública de Porto Velho terão o mesmo caminho: a tecnologia.

O presidente do TJRO em 2014, desembargador Sansão Saldanha. Foto TJRO.

Estações repetidoras de micro-ondas e fibras óticas conectaram em 2014 todos os fóruns para a central em Porto Velho, uma tecnologia segura, de alta velocidade e estável denominada na época de TJRO-WAN.

A nova rede é uma estrava pavimentada para muitos outros benefícios ao Judiciário e para a sociedade, e surgiu da iniciativa de melhorar a estrutura de tecnologia em todas as localidades em Rondônia.

Investimentos em tecnologia garantem mais ferramentas para celeridade dos serviços judiciais do TJRO

No biênio de 2018-2019 o Poder Judiciário de Rondônia, foi considerado um dos mais vanguardistas do país.

São ações que não estavam no Plano de Gestão naquela época e que não entraram em Relatório, mas que foram concretizadas graças aos investimentos na evolução do Judiciário rondoniense, priorizando para proporcionar um atendimento mais célere das demandas rondonienses.

Foto arquivo TJRO.

Para se ter noção de vanguarda no ano de 2019, já se falava por aqui em Inteligência Artificial, algo amplamente difundido hoje na internet mundial. Veja relato: “O robô Elis, com Inteligência Artificial, na Execução Fiscal, um sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco, está em fase de adequação para as necessidades do TJRO, que poderá utilizar uma série de funcionalidades que o sistema possui”.

A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação – Stic, do Tribunal de Justiça de Rondônia, implementava o PJe Criminal 100% digital, na Vara de Violência contra a Mulher representando um grande avanço na solução das demandas que envolvem esse tipo de violência.

Meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  desde 2022, a Transformação Digital no Poder Judiciário com implementação de ferramentas como o Justiça 4.0 foram uma das prioridades do Tribunal de Justiça de RondôniaTJRO.

O então Desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) no ano de 2018 em um evento promovido pelo TJRO que discutiu inovações tecnológicas aplicadas ao judiciário explanou sua vontade com a justiça em, por meio da tecnologia, criar soluções para atender às expectativas da população em relação ao judiciário rondoniense.

Foto de arquivo 2018 – Assessoria de Comunicação Institucional – (TJRO)

Dr. Walter Waltenberg foi vanguardista na inteligência artificial para os novos rumos da magistratura  rondoniense.

Coragem e determinação: Walter Waltenberg desceu de rapel do topo do edifício-sede do TJRO para dar exemplo aos servidores em uma simulação de segurança dos brigadistas do órgão. Foto: Assessoria de Comunicação Institucional, Publicada em 07 de fevereiro de 2019

Em 2018 ele assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, honroso cargo que ocupou até 2019, desenvolvendo diversos projetos de interesse da magistratura.

Homem culto e visionário, estudioso da área de TI, enxergou na inteligência artificial os novos rumos da magistratura, o que colocou o Tribunal de Justiça de Rondônia na vanguarda nacional.

Importante também destacar que foi sob sua direção que, pela primeira vez, o Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o “Selo Diamante”, maior premiação dada por aquele órgão, confirmando o trabalho de excelência que fez empreender.

Apresentação do Plano de Gestão à imprensa rondoniense – Foto: TJRO.

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) Walter Waltenberg Silva Junior, faleceu no dia 24 de janeiro de 2021 em decorrência da Covid-19.

Fórum Digital do Tribunal de Justiça de Rondônia vence Prêmio Innovare

Justiça de Rondônia se destaca na 4ª Edição do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial

O Poder Judiciário de Rondônia mais uma vez é destaque na 4ª Edição do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial, sendo finalista em cinco categorias, entre magistrados e projetos.

O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que venceu na categoria Liderança Exponencial no ano passado, é finalista mais uma vez este ano.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Johnny Gustavo Clemes, é finalista na categoria Executivo de Inovação, categoria que também se sagrou vencedor no ano passado.

Projetos do TJRO e da Escola da Magistratura de Rondônia também foram destaque e concorrem ao prêmio.

O projeto Maria Urgente, que tem como foco o combate à violência doméstica, é finalista na categoria Inovação Tecnológica.

Vídeo

O projeto Maria Urgente, idealizado pelo desembargador Álvaro Kalix Ferro, propõe uma parceria com a Polícia Militar para fortalecer o acesso e cumprimento de medidas protetivas de urgência, na hora do atendimento das ocorrências.

Já a Emeron, concorre com outras escolas de magistratura e judiciais com dois projetos: A Rede de Aprendizagem Cidadã e o Sistema EmeronWeb.

A premiação será no dia 21 de novembro durante a Expojud.

Fontes pesquisadas:

Associação dos Magistrados de Rondônia – Ameron

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

https://ameron.org.br/nota-de-pesar-desembargador-aposentado-walter-waltenberg-silva-junior/)

https://www.tjro.jus.br/noticias/item/9090-workshop-promovido-pelo-tribunal-de-justica-discute-inovacoes-tecnologicas-aplicadas-ao-judiciario#!

https://www.tjro.jus.br/mn-stic-indicadornacional03/itemlist/category/786-stic-conteudo-artigos

https://tjro.jus.br/noticias/item/11853-investimentos-em-tecnologia-garantem-mais-ferramentas-para-celeridade-dos-servicos-judiciais-do-tjro-ate-o-final-de-dezembro

https://www.tjro.jus.br/noticias/item/19126-justica-de-rondonia-e-finalista-na-4-edicao-do-premio-de-inovacao-judiciario-exponencial

Fonte: Ariquemes Online
Foto de capa: Arte Freepick e TJRO.

Tags: ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::