Porto Velho / RO - sexta-feira, 3 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Garimpeiros voltam a atirar contra indígenas em região de conflitos na Terra Yanomami, diz Associação

Publicado em: 15/06/2021 - 9:26
Garimpeiros voltam a atirar contra indígenas em região de conflitos na Terra Yanomami, diz Associação

Texto" data-track-links="">Garimpeiros voltaram a atirar contra indígenas da comunidade Palimiú, nesse domingo (13). A região, que fica dentro da Terra Yanomami, vive uma sequência de conflitos desde o dia 10 de maio. Não há informações sobre feridos. O relato das lideranças locais foi divulgado nesta segunda-feira (14) pela Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Texto" data-track-links="">O novo ataque, conforme a HAY, aconteceu por volta das 19h30. Garimpeiros chegaram na região divididos em três barcos. Após atracar nas margens da comunidade, eles iniciaram os disparos. Para fugir dos tiros, os indígenas precisam se esconder na mata. Logo depois, os invasores seguiram viagem.

Texto" data-track-links="">A comunidade fica às margens do rio Uraricoera, no município de Alto Alegre, trajeto usado pelos invasores para chegar até os acampamentos no meio da floresta.

Texto" data-track-links="">O novo conflito foi relatado em ofício assinado pelo vice-presidente da HAY, Dário Kopenawa Yanomami. O documento foi enviado à Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF), Exército e Ministério Público Federal (MPF). O G1 procurou os órgão e aguarda retorno.

Texto" data-track-links="">De acordo com a HAY, apesar das últimas ações realizadas pelo Exército e Polícia Federal, a situação de insegurança persiste “sem uma presença permanente do poder público na região”.

Texto" data-track-links="">Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública na Terra Yanomami, no entanto, não foi informada para qual região. A portaria tem validade de 90 dias, prorrogáveis, e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Texto" data-track-links="">A Terra Yanomami é a maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil, com quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, e tem mais de 360 comunidades. Cerca de 27 mil indígenas vivem na região, alvo de garimpeiros que invadem a terra em busca da extração ilegal de ouro.

Texto" data-track-links="">

Texto" data-track-links="">

Texto" data-track-links="">Fonte: G1 RR — Boa Vista

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::