Porto Velho / RO - quinta-feira, 2 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Servidor público é preso em operação da PF que investiga fraude na compra de medicamentos no Amapá

Publicado em: 13/08/2021 - 2:43
Servidor público é preso em operação da PF que investiga fraude na compra de medicamentos no Amapá

Texto" data-track-links="">Indícios de fraude para o favorecimento de um empresário na licitação para compra de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) são alvos da operação Anosmia, deflagrada na manhã desta sexta-feira (13) pela Polícia Federal (PF) com apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Texto" data-track-links="">Um mandado de prisão foi cumprido contra um pregoeiro da Sesa, em Macapá. Ele é investigado por monitorar preços e informar ao empresário as propostas dos concorrentes para aquisição de remédios destinados ao chamado “tratamento precoce” da Covid-19.

Texto" data-track-links="">“A atuação do servidor visava fraudar o caráter competitivo de procedimento licitatório para compra dos fármacos e benefício do empresário junto ao órgão a que era vinculado. Como contrapartida, o agente público solicitava vantagens indevidas”, detalhou a corporação.

Texto" data-track-links="">Outros sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Macapá, incluindo prédios da Secretaria de Saúde do estado, residências e uma empresa.

Texto" data-track-links="">“A atuação do servidor visava fraudar o caráter competitivo de procedimento licitatório para compra dos fármacos e benefício do empresário junto ao órgão a que era vinculado. Como contrapartida, o agente público solicitava vantagens indevidas”, detalhou a PF.

Texto" data-track-links="">Na casa do servidor público, a corporação encontrou R$ 33,8 mil em dinheiro na mala de um carro. Os nomes do pregoeiro preso e do empresário investigado não foram informados.

Texto" data-track-links="">A corporação acrescentou que os crimes investigados são corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório (fraude à licitação) e advocacia administrativa, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão, em caso de condenação.

Texto" data-track-links="">O governo do Amapá se manifestou através de nota sobre a operação Anosmia, que faz referência à perda de olfato, um dos sintomas mais característicos da Covid-19.

Texto" data-track-links="">Explicou que o servidor investigado pertencia ao quadro temporário e que foi exonerado da função. Completa ainda que colabora com “qualquer investigação realizada para elucidar desvios de condutas de quaisquer agentes, sejam públicos ou privados, que prejudiquem a boa aplicação dos recursos”.

Texto" data-track-links="">

Texto" data-track-links="">

Fraudes em recursos da Covid-19

Texto" data-track-links="">Apesar de ser um dos menores estados do país, o Amapá foi o estado que teve mais teve operações da PF para apurar corrupção em valores destinados ao combate da Covid-19. A Anosmia foi a 13ª desde o início da pandemia.

Texto" data-track-links="">Entre as operações do Amapá, foram apuradas denúncias de desvios de medicamentos do ‘kit intubação’, fraude na licitação para montagem de hospitais de campanha, irregularidades na compra de medicamentos e desvio de valores do Auxílio Emergencial.

Texto" data-track-links="">Com 13 operações, o Amapá é seguido por Maranhão (10) e Pernambuco (8). Outros 7 estados foram investigados por irregularidades em recursos da pandemia, segundo a PF. Ao todo, os contratos e serviços investigados atingem cerca de R$ 3,2 bilhões.

Texto" data-track-links="">

Texto" data-track-links="">Foto: Polícia Federal/Divulgação

Texto" data-track-links="">Fonte: G1 AP — Macapá

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::