Porto Velho / RO - sábado, 27 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável

Publicado em: 26/06/2023 - 7:43
Deputado Alex Redano indica recuperação do Forte Príncipe da Beira de forma sustentável

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) indicou, ao Governo do Estado, a recuperação de forma sustentável do Real Forte Príncipe da Beira para potencialização do turismo na região do município de Costa Marques. O parlamentar indicou ao Poder Executivo, por meio da Casa Civil, a necessidade de recuperação e obras de melhorias na edificação histórica localizada à margem direita do Rio Guaporé.

Rondônia é um estado rico em tudo e o turismo em nosso Estado precisa ser mantido ativo. A recuperação do Real Forte Príncipe da Beira, de forma sustentável, é uma maneira de que possamos garantir que a história do Brasil Colônia seja lembrada, disse o parlamentar sobre a importância dessa recuperação que é um marco para a história de Rondônia e do Brasil”, destacou o parlamentar.

Considerado a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa, durante o período do Brasil Colonial, o Real Forte Príncipe da Beira teve sua construção em 1775 e está localizado no município de Costa Marques, distante 730 km da capital Porto Velho. Destacado como imponente e importante obra da engenharia militar portuguesa, é considerado Patrimônio Nacional e o monumento mais antigo do Estado de Rondônia.

O Forte foi construído com o objetivo de mostrar a consolidação do domínio português naquela área e batizado em homenagem a Dom José de Bragança, o Príncipe da Beira, filho da Rainha D. Maria I. Após a Proclamação da República, em 1889, o Forte deixou de receber assistência do governo. Ele foi abandonado e saqueado nos anos seguintes. Atualmente o Forte está sob a guarda do Exército Brasileiro desde a década de 30, só no dia 7 de agosto de 1950, o Real Forte Príncipe da Beira foi tombado como Bem Patrimonial da União.

Texto/Foto: Mateus Andrade / Assessoria parlamentar.

Tags: , ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::