Porto Velho / RO - terça-feira, 30 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Onda de calor: Delegado Lucas solicita distribuição de água a pessoas em situação de rua

Publicado em: 17/11/2023 - 1:33
Onda de calor: Delegado Lucas solicita distribuição de água a pessoas em situação de rua

Porto Velho/RO – Diante das altas temperaturas no estado de Rondônia e com um alerta de intenso calor para os próximos dias, o deputado Delegado Lucas (PP) solicitou ao governo de Rondônia a instalação imediata e urgente de postos temporários de distribuição de copos de água.

A proposta visa atender a população em situação de rua, idosos e crianças.

A indicação parlamentar, protocolada nesta semana, ressalta a importância de o estado agir rapidamente para minimizar os impactos do calor extremo, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da sociedade rondonienses.

Segundo o deputado, a sugestão é que o estado crie pontos estratégicos de distribuição de água potável em locais de grande circulação desses grupos, como praças, parques e áreas de concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A onda de calor intensa representa um risco significativo para a saúde da população mais suscetível, incluindo idosos e crianças, que podem sofrer desidratação e outros problemas relacionados ao excesso de calor. E a Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), como destinatária da cópia da indicação, foi chamada a participar ativamente da implementação desta proposta, considerando sua expertise na gestão de políticas sociais e assistenciais”, destacou.

Lucas pontuou ainda que a distribuição de água durante a onda de calor tem sido adotada em alguns estados do país e a medida proporciona não só um alívio imediato, mas também ressalta o compromisso social e a sensibilidade para com as condições climáticas extremas, que podem impactar a saúde das pessoas.

Riscos da desidratação

Quando o corpo humano perde mais líquidos do que ingere, há uma desidratação, levando a riscos como:

Comprometimento da função cognitiva: A falta de água pode afetar o funcionamento do cérebro, podendo assim causar dificuldade de concentração, confusão mental e redução da capacidade cognitiva.

Problemas renais: A desidratação pode causar uma diminuição do volume sanguíneo, fazendo assim reduzir o fluxo sanguíneo para os rins. Isso pode dificultar a capacidade dos rins de filtrar resíduos e toxinas.

Problemas cardiovasculares: Outro fator é diminuição do volume sanguíneo que pode levar a uma redução da pressão arterial, colocando “estresse” adicional no sistema cardiovascular, podendo causar tonturas, desmaios e, em casos extremos, complicações cardíacas.

Redução da função muscular: Uma desidratação também pode afetar a função muscular, provocando fadiga precoce, fraqueza e diminuição do desempenho físico.

Texto: Jônatas Luiz / Assessoria parlamentar
Foto: Carlos Oliveira / Ariquemes Online

Tags: , ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Empregos e Concursos - 10 horas atrás Oportunidade: MPC-RO abre seleção para cargo com salário de quase R$ 20 mil Entre os requisitos para ocupar o cargo, o interessado deve, além de atender os critérios da Lei da Ficha Limpa, possuir graduação em nível superior em uma dessas áreas: direito, ciências contábeis ou economia.
2
Educação - 10 horas atrás Investimentos: Kits de material escolar são entregues para escolas da Rede Estadual pelo Governo RO Para os alunos do EJA modular e semestral, estão sendo distribuídos kits com quatro cadernos, dois apontadores de lápis, uma régua, três canetas esferográficas, três lápis grafite, quatro borrachas e uma caixa de lápis de cor.
3
Capa - 10 horas atrás Programa Mais Produção/Calcário fortalece Agricultura Familiar em Rondônia O Mais Produção/Calcário atenderá inicialmente, as regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari e região Central do Estado, visando promover o desenvolvimento agropecuário de Rondônia.
4
Destaques - 10 horas atrás Atletas de Rondônia conquistam 26 medalhas na disputa no Brasileiro de Jiu-Jitsu, com incentivo do Pró-Atleta O evento ocorreu entre os dias 20 e 28, em Barueri, São Paulo, reunindo competidores de todo o país e do exterior, na disputa pelo título nacional.
5
Destaques - 10 horas atrás Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade é tema de Workshop De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o workshop contará com a participação de especialistas da área, e a presença dos coordenadores dos programas de obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::