Porto Velho / RO - segunda-feira, 20 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Caerd alerta população para importância de economizar água durante período de estiagem

Publicado em: 13/10/2023 - 9:36
Caerd alerta população para importância de economizar água durante período de estiagem

Em face do verão amazônico severo e da situação crítica do nível do Rio Madeira, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd tem adotado medidas excepcionais para garantir o fornecimento de água à população.

Essas medidas foram intensificadas após a publicação da Resolução N° 164 da Agência Nacional de Águas – ANA, no Diário Oficial da União, declarando escassez quantitativa dos recursos hídricos no Rio Madeira até 30 de novembro de 2023.

Segundo a ANA, após análises realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, a cota do Rio Madeira atingiu o menor nível registrado em 56 anos de monitoramento, agravado pelo Fenômeno El Niño. Dados coletados de junho a setembro por instituições pluviométricas e centros de meteorologia estaduais na Região Norte do país confirmam essa situação alarmante.

AÇÕES ADOTADAS

Desde julho, a Caerd tem implementado medidas preventivas devido às dificuldades na captação de água do Rio Madeira. Agora, as ações foram intensificadas, com o fornecimento de água em dias alternados tanto na capital como nos demais municípios assistidos pela Caerd.

“Estamos operando nossos equipamentos de captação e bombeamento em condições extremamente desafiadoras, demandando esforços adicionais para manter o abastecimento. Em várias regiões do estado, a produção de água já reduziu significativamente, chegando a quedas de até 40% devido à estiagem”, destacou o diretor técnico operacional, Lauro Fernandes.

Para mitigar os efeitos da crise em Porto Velho, a empresa está utilizando caminhões-pipas para transportar água das estações de tratamento para áreas mais afetadas pela estiagem. Além disso, comunidades remotas abastecidas por poços tubulares profundos, que estão produzindo menos água devido à redução do lençol freático, também estão recebendo assistência por meio de carros-pipas.

“Em Porto Velho, priorizamos o fornecimento regular de água a entidades e instituições que prestam serviços essenciais, como unidades de saúde, escolas e órgãos públicos, para garantir seu funcionamento adequado, apesar das adversidades no abastecimento de água”, enfatizou Lauro Fernandes.

Para solicitar o serviço de fornecimento de água, os clientes da Caerd podem entrar em contato com o chatbot (69) 99962-9192.

SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, salientou que a situação não é diferente no interior do Estado, onde a redução dos níveis dos rios que abastecem os principais municípios tem levado ao fornecimento de água em dias alternados.

“A captação nos rios Palmeiras, que abastece Espigão do Oeste; no rio Araras, que atende a comunidade de Cerejeiras; e no rio Urupá, que abastece Ji-Paraná, ocorre com grandes desafios. Contudo, a equipe operacional da Caerd está empenhada em garantir o abastecimento”, destacou Brancalhão.

A vigência da declaração de situação crítica de escassez de recursos hídricos no rio Madeira poderá ser prorrogada, conforme análise técnica, se as condições críticas persistirem na bacia. A medida também poderá ser suspensa se ocorrerem condições hidrológicas mais favoráveis que elevem os níveis do rio Madeira.

“Nesse momento crítico, pedimos à população que faça uso responsável da água, evitando atividades supérfluas. Ainda enfrentaremos os meses de outubro e novembro, portanto economizar água é fundamental”, concluiu Brancalhão.

MUNICÍPIOS

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão comenta que no interior do Estado a situação não é diferente e que com a redução dos níveis dos rios que abastecem os principais municípios, a população está sendo assistida com a distribuição de água em dias alternados. “A captação nos rios Palmeiras, que abastece a população de Espigão do Oeste; do rio Araras que abastece a comunidade de Cerejeiras e o rio Urupá, que abastece o município de Ji-Paraná está ocorrendo com muita dificuldade, mesmo assim, a equipe operacional da Caerd não para”, ressalta.

O período de abrangência da declaração de situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos no rio Madeira, poderá ser prorrogado, de acordo com análise técnica, caso persistam as condições críticas de escassez de recursos hídricos na bacia, bem como suspensa, caso ocorram condições hidrológicas mais favoráveis que levem à elevação dos níveis d’água do rio Madeira.

“Estamos em um momento crítico, por isso, pedimos à população que utilize água o necessário, evitando atividades que não sejam necessárias. Temos ainda os meses de outubro e novembro pela frente, então, vamos economizar”, finaliza Brancalhão.

Assessoria.

Tags: ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::