Porto Velho / RO - quarta-feira, 8 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Publicado em: 26/02/2024 - 1:52
Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Desde agosto de 2023, o município de Porto Velho enfrenta um cenário de extrema seca. A situação de quem vive da pesca, por exemplo, deve melhorar, pois, na última quarta-feira (21), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu a situação de emergência em nove municípios, incluindo a capital rondoniense. A Portaria nº 597 foi publicada no Diário Oficial da União.

A notícia foi comemorada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), pois ela recebeu uma demanda da Federação de Pescadores do Estado de Rondônia (Fepero) em relação aos pedidos de auxílio para trabalhadores cadastrados no Seguro Defeso em municípios em situação de emergência.

“A gente ouviu a demanda. Apresentei uma Indicação (Nº 2024/23) ao Governo de Rondônia para mais de 15 cidades, que foi acatada ainda em dezembro de 2023. No caso de Porto Velho, a Prefeitura publicou o Decreto nº 19.614, onde previa que o fenômeno El Niño mantinha a irregularidade das chuvas e, desde então, prolonga o período de seca na região. Buscamos meios de atenuar os impactos ocasionados por fenômenos climáticos”, declarou Ieda Chaves.

Previsão

À época, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Elias Ribeiro de Barros, informou que, segundo as previsões climáticas da Agência Nacional de Águas (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan), o período de seca seguirá até abril deste ano.

Como solicitar recursos

Após a situação de emergência ser reconhecida, a Prefeitura de Porto Velho pode pedir dinheiro ao Governo Federal para ações de Defesa Civil, como, por exemplo, distribuir alimentos, água, entre outros. A Prefeitura precisa usar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para pedir o recurso.

No sistema, a Prefeitura precisa apresentar um plano de trabalho detalhando o que precisa ser feito e quanto vai custar. Se o pedido for aprovado, o Governo Federal libera o dinheiro.

Auxílio aos pescadores

Desde novembro de 2023, o Governo Federal publicou uma Medida Provisória (MP), assinada pelo presidente Lula (PT), que criou um auxílio de R$ 2.640,00 para ajudar pescadores do Norte prejudicados pela seca.

Os pescadores receberão o dinheiro em parcela única, mesmo que recebam outros benefícios do governo.

O dinheiro virá do Ministério da Previdência Social, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por criar a lista de pescadores que receberão o auxílio.

Texto: Etiene Gonçalves I Assessoria parlamentar
Foto: Larissa Bogo I Assessoria parlamentar

Tags: , ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Educação - 11 horas atrás IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho São onze vagas em várias áreas. As inscrições seguem até o dia 19/5/2024.
2
Destaques - 12 horas atrás Programa Talentos do Futuro abre novas inscrições para aulas gratuitas de capoeira em Porto Velho As inscrições podem ser realizadas na sede da Semes, que fica localizada na Av. Amazonas, 6363, bairro Cuniã (Vila Olímpica Chiquilito Erse). O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
3
Porto Velho - 12 horas atrás Porto Velho adere a programa que incentiva as construções sustentáveis A Prefeitura de Porto Velho aderiu ao Programa de Transformações do Mercado de Edifícios Verdes em julho de 2022 e tem trabalhado para incentivar a construção de empreendimentos sustentáveis no município.
4
Destaques - 12 horas atrás Entretenimento: Sexta edição do Arraial Municipal terá 3 dias de festas, veja programação Este ano, a grande novidade do evento, além dos três dias de festas, é a participação dos grupos mirins de quadrilhas e boi-bumbás, e a presença dos bois Flor do Campo e Malhadinho, diretamente de Guajará-Mirim.
5
Capa - 12 horas atrás Prefeitura realizará abertura oficial do Maio Amarelo nesta quarta (8) no Complexo da EFMM A campanha neste ano tem como tema: "Paz no trânsito começa por você", com objetivo de fazer uma reflexão sobre a educação e redução de acidentes de trânsito no município.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::