Porto Velho / RO - segunda-feira, 29 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho

Publicado em: 30/03/2024 - 8:13
Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho

Há mais de 70 anos, o prédio que abriga a Escola Estadual Duque de Caxias, em Porto Velho, tem sido palco de serviços prestados à comunidade.

Antes de se tornar a renomada escola, o edifício foi o Quartel da 2ª Companhia Rodoviária, comandado pelo coronel Ênio dos Santos Pinheiro, servindo posteriormente, como a primeira maternidade da Capital.

A transição para a Educação ocorreu por meio do Decreto nº 42 de 6 de setembro de 1947, assinado pelo então governador do ex-território, Joaquim Vicente Rondon, conforme documentos em anexo no Laudo Técnico de Avaliação 2023.

O titular da Secretaria de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Início explicou que, ao longo dos anos, a Escola Duque de Caxias foi mantida pela Prefeitura de Porto Velho e pertenceu à Divisão de Educação do Município.

Sua municipalização se deu em 1979, pelo Decreto Lei n° 1.100, e somente a partir de 18 de maio de 1990, através do Decreto nº 4669, passou a ser mantida pelo Governo de Rondônia sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo o secretário da Sepat, a Escola Estadual Duque de Caxias, localizada na Avenida Farquar, nº 1969, Bairro Arigolândia, ocupa um terreno de 6.357,69 m², com uma área construída de 1.706,52 m².

Ao longo dos anos, passou por duas reformas, em 1992 e 2008, garantindo uma infraestrutura urbana de qualidade, com pavimentação asfáltica, rede de água, elétrica, telefonia e fácil acessibilidade. O patrimônio público do Governo de Rondônia está totalmente regularizado, conforme a Certidão de Inteiro Teor n°12.679.

“A história do imóvel, que hoje abriga a Escola Estadual Duque de Caxias, se entrelaça com a da própria cidade de Porto Velho, sendo um marco na preservação da memória e do patrimônio público do Estado”, evidenciou David Inácio.

VALOR HISTÓRICO

O prédio passou por duas reformas, em 1992 e 2008, garantindo uma infraestrutura urbana de qualidade, com pavimentação asfáltica, rede de água, elétrica, e telefonia

O diretor da instituição de ensino, Jeferson Sales Guimarães destacou o valor histórico e educacional do patrimônio da Escola Estadual Duque de Caxias, que é inestimável, representando um espaço de ensino, um marco na preservação da memória e valorização da Educação, em Porto Velho.

A vice-diretora da escola, Mary de Lima Ribeiro frisou que, o prédio original tinha o formato de um avião 14 Bis quando foi construído para atender a 2ª Companhia Rodoviária, mas com as ampliações do prédio para acatar a demanda da escola, o formato foi perdendo as características, “mas as pessoas que são daquela época sabem disso”, afirmou.

A coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos Cavalcante explicou que, a regularização do patrimônio público não apenas assegura a preservação do espaço físico, como também viabiliza a continuidade dos serviços educacionais de qualidade às futuras gerações, mantendo viva a história e o legado desta instituição de ensino.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom – Governo de Rondônia

Tags: ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Empregos e Concursos - 8 horas atrás Oportunidade: MPC-RO abre seleção para cargo com salário de quase R$ 20 mil Entre os requisitos para ocupar o cargo, o interessado deve, além de atender os critérios da Lei da Ficha Limpa, possuir graduação em nível superior em uma dessas áreas: direito, ciências contábeis ou economia.
2
Educação - 8 horas atrás Investimentos: Kits de material escolar são entregues para escolas da Rede Estadual pelo Governo RO Para os alunos do EJA modular e semestral, estão sendo distribuídos kits com quatro cadernos, dois apontadores de lápis, uma régua, três canetas esferográficas, três lápis grafite, quatro borrachas e uma caixa de lápis de cor.
3
Capa - 8 horas atrás Programa Mais Produção/Calcário fortalece Agricultura Familiar em Rondônia O Mais Produção/Calcário atenderá inicialmente, as regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari e região Central do Estado, visando promover o desenvolvimento agropecuário de Rondônia.
4
Destaques - 8 horas atrás Atletas de Rondônia conquistam 26 medalhas na disputa no Brasileiro de Jiu-Jitsu, com incentivo do Pró-Atleta O evento ocorreu entre os dias 20 e 28, em Barueri, São Paulo, reunindo competidores de todo o país e do exterior, na disputa pelo título nacional.
5
Destaques - 8 horas atrás Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade é tema de Workshop De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o workshop contará com a participação de especialistas da área, e a presença dos coordenadores dos programas de obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::