Porto Velho / RO - segunda-feira, 29 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Agevisa intensifica campanha de cuidados e controle da hanseníase em Rondônia

Publicado em: 22/10/2022 - 8:50
Agevisa intensifica campanha de cuidados e controle da hanseníase em Rondônia

O Governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa está continuamente alertando a população sobre sinais e sintomas da doença, estimulando a procura pelos serviços de saúde, capacitando e mobilizando profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades.

Rotineiramente o Programa Estadual de Controle da Hanseníase desenvolve ações em conjunto aos municípios, levando informações no tocante à capacitação para as Equipes Estratégia de Saúde da Família – ESF; atualização de profissionais por meio de Fórum e Seminário; supervisão em municípios com apoio técnico e logístico; mutirão de atendimento nos municípios com problemas operacionais e de importância epidemiológica, entre outras situações.

Rondônia aderiu à campanha “Não esqueça da Hanseníase” no ano passado e as atividades vêm sendo realizadas, desde então, pela Agevisa. O objetivo é chamar a atenção da população para os sintomas, cuidado e importância de diagnóstico precoce da doença.

As misses Mundo Brasil 2022 e 2021 Letícia Frota e Caroline Teixeira, embaixadoras da Hanseníase no País; no Projeto Beleza pelo Bem, coordenado pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, estarão em Porto Velho na próxima semana, dias 24 e 25, para falarem sobre sinais e sintomas, prevenção de incapacidades, tratamento e cura da doença.

As misses cumprirão agenda na segunda-feira (24), às 9h, na Policlínica Osvaldo Cruz e no dia 25 de outubro, às 10h30, no Hospital Santa Marcelina, onde será realizada a entrega do equipamento eletroneuromiógrafo.

CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com a coordenadora do Programa e Estadual da Hanseníase da Agevisa, Albanete Mendonça, “muitas pessoas ainda não sabem o que é a hanseníase, o que dificulta o diagnóstico rápido. Precisamos falar sobre o assunto e nos comprometer como cidadãos e profissionais de saúde a chamar atenção das pessoas para os riscos, sintomas e tratamento, por isso estamos continuamente alertando à população sobre sinais e sintomas da doença, estimulando a procura pelos serviços de saúde, capacitando e mobilizando profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades”, explica a coordenadora.

Rondônia apresenta indicadores epidemiológicos que expressam a magnitude da doença. A Organização Mundial de Saúde – OMS e o Ministério da Saúde – MS preconizam que uma área seja considerada sob controle, quando há o registro de 10 ou menos casos de hanseníase em 100.000 habitantes. Em 2021, o Estado apresentou 376 casos novos da doença, com um coeficiente de detecção de 19,5/100.000 habitantes, que lhe confere classificação de risco alto, conforme parâmetros do Ministério da Saúde. Em 2022, até o momento, os dados parciais são de 277 casos novos.

SOBRE A HANSENÍASE

A hanseníase tem cura, mas é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos. A transmissão acontece a partir do contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento; afetadas pela doença na sua forma chamada de multibacilar. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima salientou que “o tratamento feito com medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de SaúdeSUS em unidades de saúde de todo País é gratuito e, logo que inicia, a doença deixa de ser transmissível. É uma questão social”, salientou o diretor-geral.

SINTOMAS

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil – sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros: perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração, pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz, febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.

CAMPANHA GLOBAL

A campanha “Não esqueça da Hanseníase” é uma iniciativa do embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial de Saúde – OMS, para eliminação da hanseníase no mundo, Yohei Sasakawa. O planejamento estratégico das ações e promoção da campanha envolvem capacitações de agentes comunitários de saúde no atendimento das visitas domiciliares, realização de palestras e discussões por meio das redes sociais para o público em geral, sempre tratando da sensibilização e da difusão de informações sobre a doença.

SOBRE MORHAN

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase – Morhan tem 40 anos de atuação para a eliminação da hanseníase e do preconceito e pela garantia dos direitos humanos das pessoas afetadas pela doença e seus familiares. Com sede em Tóquio, no Japão, a Iniciativa Sasakawa para Hanseníase -ISH lançou a campanha “Don’t forget Hansen’s disease” – “Não esqueça da hanseníase”, em agosto de 2021 para garantir que os esforços contra a doença não fossem deixados de lado em meio à pandemia. Participam da iniciativa ONGs, organizações de pessoas afetadas pela hanseníase, institutos de pesquisa e agências governamentais de Bangladesh, Brasil, Índia, Indonésia, Nepal, Nigéria, Papua Nova Guiné, Portugal, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda e Reino Unido.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::