Porto Velho / RO - sexta-feira, 17 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Mais de 13 mil doses foram aplicadas durante a Campanha de Vacinação não tem Fronteira

Publicado em: 28/10/2022 - 10:04
Mais de 13 mil doses foram aplicadas durante a Campanha de Vacinação não tem Fronteira

O Comitê Estadual de Imunização reuniu nesta quinta-feira, 27, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com as nove equipes técnicas da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, que participaram da Campanha Vacinação Não tem Fronteira, para apresentação dos resultados parciais da ação desenvolvida com alinhamento dos órgãos responsáveis e equipes de imunização.

A campanha criada pelo Ministério da Saúde – MS, incluía apenas o município de Guajará-Mirim, entretanto, a mesma foi ampliada pelo Estado, inserindo mais oito municípios de fronteira internacional com a República da Bolívia. Como resultado parcial, apresentou a estimativa para aplicação de 13.658 doses de vacinas, que ainda estão em processo de migração para os sistemas de informação de imunização (SI-PNI WEB, PEC e-SUS e SI-PNI Campanhas).

DINÂMICA

O trabalho de campo realizado pelas equipes de imunização foi realizado e intensificado durante 10 dias, nas regiões do Vale do Mamoré e Guaporé, em Rondônia, fronteira com a Bolívia. A ação faz parte da campanha de multivacinação do Ministério da Saúde, organizada pela Agevisa.

A agência disponibilizou 65 técnicos para fortalecer entre os dias 13 a 22 de outubro; as equipes de imunização nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre do Parecis, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Porto Velho, tanto na área urbana quanto na rural.

AGEVISA

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que o principal objetivo da campanha foi buscar a participação ativa da população não vacinada ou com o esquema vacinal incompleto.

“De forma geral, a ação foi exitosa quanto aos resultados e serviu como um diagnóstico para as próximas intervenções das equipes nos municípios. Ela contribuiu para elevar o índice de cobertura vacinal, em especial quando os técnicos conseguiram chegar a localidades de difícil acesso. Foram utilizados para deslocamento ambulanchas, barcos pequenos, carros, com acessos que levaram até seis horas para se chegar nas áreas rurais, quilombos, aldeias e outras comunidades ribeirinhas”.

A gerente de epidemiologia da Agevisa, Arlete Baldez ressaltou que em Rondônia a campanha de vacinação é extremamente complexa nos níveis estadual, regional e municipal.

“A extensa área territorial rondoniense, com populações esparsamente distribuídas no território, e uma falsa percepção do município de que a população é resistente à vacinação, em especial aos reforços da 3ª e 4ª dose da vacina contra a covid-19, traz consigo algumas lições a serem aprendidas”, declarou a gerente de epidemiologia da Agevisa, Arlete Baldez.

Segundo o diretor Gregório, a Agevisa incluirá no planejamento anual ações de imunização para todo o Estado, prevendo esclarecimentos quanto à importância das doses de reforço, atividades extramuros e chamamento das equipes municipais para o monitoramento rápido dos resultados de campanhas de imunização.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::