Porto Velho / RO - quinta-feira, 16 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Saúde: Rondônia deve receber R$ 3 milhões do Programa Cuida Mais Brasil

Publicado em: 27/06/2022 - 2:28
Saúde: Rondônia deve receber R$ 3 milhões do Programa Cuida Mais Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, o dinheiro será entregue em sete parcelas por meio das sete Regiões de Saúde do estado: Café, Central, Cone Sul, Madeira-Mamoré, Vale do Guaporé, Vale do Jamari e Zona da Mata.

Os recursos são destinados para o atendimento materno-infantil no SUS. Com isso o estado conta com a inclusão de médicos pediatras e ginecologistas na Atenção Primária.

A pasta informou que os recursos devem ampliar e fortalecer a assistência prestada à mulher desde a gravidez até o cuidado com a infância. Atualmente, Rondônia tem apenas nove ginecologistas-obstetras, em todo o Brasil são 5.350 que atendem na Atenção Primária. O número de pediatras é ainda menor, são sete, enquanto há 5.699 em todo país.

“As equipes mínimas de Atenção Primária à Saúde e principalmente de Estratégia de Saúde da Família são compostas por profissional médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Na Atenção Primária à Saúde, a ideia é que a gente reforce não só quantitativa, mas também qualitativamente.”, disse a diretora do Departamento de Saúde da Família (DESF), Renata Maria de Oliveira Costa.

Rondônia abaixo da média nacional de óbitos por nascidos vivos
Segunda dados mais recentes de 2019, a média nacional é de 13,3 óbitos por mil nascidos vivos. Em Rondônia o número de óbitos cai para 12,5 por mil nascidos vivos.

Os moradores que sofrem mais dificuldades são aqueles que estão em áreas mais remotas. Com isso é preciso deslocar-se do interior para as capitais em busca de atendimento especializado.

Atualmente a expectativa é que a taxa de mortalidade infantil tenha redução. Serão enviados mais médicos a Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

Com isso, os casos complexos terão melhor acompanhamento, além do diagnóstico precoce que diminuem as chances de complicações na gravidez e no parto das mulheres e no primeiro ano de vida das crianças.

O Ministério da Saúde esclarece que não há a necessidade de solicitação de adesão para participar do Cuida Mais Brasil. A definição dos municípios que receberão o incentivo financeiro é feita pelas Comissões Intergestores Bipartite (CIB), colegiado composto por gestores estaduais e municipais que estabelece diretrizes e discute aspectos operacionais da rede pública de saúde.

O cálculo de quanto cada Região de Saúde vai receber considerou o quantitativo populacional estimado pelo IBGE para 2021, o perfil geográfico predominante e a proporção de pediatras e ginecologistas-obstetras registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Diário da Amazônia.

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::