Porto Velho / RO - segunda-feira, 29 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Estado de Rondônia realizou mais de 13 mil cirurgias eletivas, de baixa, média e alta complexidade nos hospitais estaduais

Publicado em: 19/10/2022 - 5:40
Estado de Rondônia realizou mais de 13 mil cirurgias eletivas, de baixa, média e alta complexidade nos hospitais estaduais

De janeiro até outubro, o Estado de Rondônia convocou 13.522 mil pacientes para realização de cirurgias eletivas. Os procedimentos eletivos, que são procedimentos programados, foram suspensos no início da pandemia e retomados com a baixa dos casos da covid-19.

Para integrar o cadastro no sistema estadual de regulação, que gerencia a fila de consultas, exames e cirurgias eletivas, o paciente deve ter indicação médica dos especialistas.

Uma paciente de 53 anos, atendida no Hospital de Retaguarda, em Porto Velho, relata que “sentia muitas dores após as refeições, por conta da pedra da vesícula. A pandemia suspendeu meu procedimento, e eu estava tomando remédios para amenizar o desconforto, consegui fazer minha cirurgia e voltei à minha rotina”, disse Rosimeri Wurdel.

As cirurgias eletivas são realizadas nos Hospitais de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital de Retaguarda, Hospital de Extrema, Hospital de São Francisco, Hospital de Buritis, Hospital Regional de Cacoal e Hospital Infantil Cosme e Damião.

As especialidades de ortopedia, urologia, cirurgia geral e ginecologia são as mais procuradas pela população.

AMPLIAÇÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS

Novas perspectivas são apontadas pelos gestores da saúde. O recebimento de suprimentos, contratação de mais profissionais cirurgiões, restabelecimento dos exames de diagnóstico e consultas, e ampliação das salas cirúrgicas são estratégias para a ampliação das cirurgias eletivas.

As duas grandes unidades na Capital, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP e Hospital de Retaguarda são os maiores centros de atendimento de alta, média e baixa complexidade no Estado.

Os Hospitais Regionais de Cacoal, Extrema, Buritis e São Francisco atendem grande parte dos pacientes do interior do Estado.

O secretário adjunto da saúde, Maxwendell Batista explica que as cirurgias eletivas foram retomadas ao final do ano passado, com a baixa dos casos da covid-19: “Estamos trabalhando com muito empenho para que nossa população seja atendida com humanização e qualidade. Várias frentes de trabalho foram reativadas para o atendimento da população nos procedimentos eletivos”, acrescentou o secretário.

Assessoria.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::