Porto Velho / RO - quinta-feira, 16 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Mudar 8 hábitos pode te dar 20 anos a mais de vida, diz estudo; veja quais

Publicado em: 13/08/2023 - 5:32
Mudar 8 hábitos pode te dar 20 anos a mais de vida, diz estudo; veja quais

Para o estudo, os cientistas utilizaram uma ampla base de dados de registros médicos e questionários coletados entre 2011 e 2019 de 719 mil veteranos militares dos Estados Unidos

Manter hábitos saudáveis em sua rotina, como uma boa alimentação e exercícios físicos regulares, pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Isso já se sabia.

Mas, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela Sociedade Americana de Nutrição, existem oito hábitos que podem contribuir para prolongar a sua vida em, pelo menos, 20 anos.

Para o estudo, os cientistas utilizaram uma ampla base de dados de registros médicos e questionários coletados entre 2011 e 2019 de 719 mil veteranos militares dos Estados Unidos, com idades entre 40 e 99 anos.

Os resultados apontam que homens que possuem esses oito hábitos aos 40 anos podem aumentar sua expectativa de vida em até 24 anos em relação àqueles que não possuem nenhum desses costumes.

Para as mulheres, ter todas as oito práticas em seu dia a dia pode representar um aumento de 21 anos na expectativa de vida, se comparado àquelas que não possuem nenhuma delas.

“Ficamos realmente surpresos com o quanto poderíamos ganhar com a adoção de um, dois, três ou todos os oito fatores de estilo de vida”, disse Xuan-Mai T. Nguyen, especialista em ciências da saúde do Departamento de Assuntos de Veteranos, em um comunicado divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição.

O que fazer

Confira quais são os 8 hábitos que podem prolongar sua expectativa de vida, segundo o estudo:

1. Praticar exercícios físicos;
2. Estar livre do vício em opioides;
3. Não fumar;
4. Controlar o os níveis de estresse;
5. Ter uma dieta equilibrada e saudável;
6. Não beber compulsivamente de forma regular;
7. Ter boas noites de sono;
8. Ter relações sociais positivas.

De maneira geral, a baixa atividade física, uso de opioides e o tabagismo tiveram o maior impacto para reduzir a expectativa de vida, aumentando o risco de óbito entre 30 a 45% .

Já o estresse, consumo excessivo de álcool, má alimentação e pouco cuidado com o sono representam um risco de 20%. A falta de relações sociais positivas foi associada a um aumento de 5%.

Viver melhor

Os pesquisadores afirmam que as descobertas contidas no estudo reforçam o papel dos fatores de estilo de vida na contribuição de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, que podem levar à incapacidade prematura e até mesmo à morte.

O estudo também apontou que adquirir hábitos saudáveis, mesmo com uma idade avançada, também pode ter resultados positivos, apesar de um impacto menor.

“É um belo resultado”, elogia Simone Fiebrantz Pinto, nutricionista especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Ela nota que fatores como aplicação de vacinas, desenvolvimento de medicamentos cada vez mais modernos e maior capacidade de controlar doenças já resultaram, no mundo todo, em um aumento na expectativa de vida.

“A gente consegue ver as pessoas chegando aos 80, 90 anos, mas não com tanta qualidade de vida. E é isso que queremos corrigir”, analisa. Para ela, a incorporação desses hábitos garante justamente que o indivíduo não apenas viva mais, como viva melhor.

Aos poucos

E não é necessário adotar os oito hábitos de uma vez só. Embora esse seja o cenário ideal, faz mais sentido começar aos poucos – até para não ocorrer uma desistência no meio do caminho. “Não dá para abraçar tudo de uma vez, tem que ser devagar”, incentiva Simone. Ela sugere começar por algo que você já faz, mas que pode ser melhorado – como colocar um dia de exercício físico a mais na rotina. Quando conseguir, dá para partir para outra meta. “Quando consolidar um hábito, você agrega outro”, recomenda a especialista da SBGG.

Fonte: O Sul
Foto de capa: Freepick.

Tags:

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::