Porto Velho / RO - quinta-feira, 2 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Anatel pretende bloquear decodificadores piratas de TV por assinatura

Publicado em: 10/02/2023 - 5:59
Anatel pretende bloquear decodificadores piratas de TV por assinatura

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta quinta-feira (9) um plano para bloquear os aparelhos conhecidos como TV box e outros tipos de decodificador pirata de sinal de televisão.

A agência estima que de 5 milhões a 7 milhões de equipamentos piratas que capturam o sinal de emissoras de televisão por assinatura, conhecidos como “gatonets”, estejam conectados atualmente no Brasil.

De acordo com a instituição, desde 2018, 1.439.134 decodificadores piratas foram apreendidos em parceria com instituições como a Receita Federal e a Polícia Federal. O valor total estimado desses produtos é de quase R$ 400 milhões.

A agência afirma que os decodificadores podem dar acesso a todos os equipamentos conectados na mesma rede.”Todas as informações do celular eles têm capacidade de capturar e roubar.

No internet banking, no tablet do seu filho. Tudo o que estiver na rede. E esses equipamentos podem ser controlados por terceiros. Então, você pode estar domindo e esse cara dar comandos para o equipamento ligar”, detalha o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Esses aparelhos podem ainda ser usados por criminosos para fazer ataques cibernéticos sem que o proprietário fique sabendo. “Essa magnitude, somada à capacidade de processamento de todos esses equipamentos, que podem trabalhar em conjunto, conseguem derrubar redes, tornando-se um problema de segurança nacional”, explica Tercius.

O plano da Anatel é mapear e desativar a estrutura digital que dá acesso ilegal à TV por assinatura. “O objetivo é bloquear o acesso aos servidores de conteúdo. Esse bloqueio vai afetar equipamentos não homologados”, detalha Hermano Barros Tercius, superintendente de fiscalização da agência.

Isso significa que os aparelhos de TV box e similares deixarão de funcionar. “Esse bloqueio vai ser feito de forma gradual. E vai ser feito de forma a não afetar nenhum endereço, nenhum IP que seja legítimo”, explica Tercius.

Fonte: R7

Foto de capa: Carlos Oliveira. / Arquivo.

Tags: ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::