Porto Velho / RO - quarta-feira, 8 de maio de 2024
(69) 99967-8787

Lista de vacinados contra COVID-19, tem rede de farmácias e até funerárias

Publicado em: 30/01/2021 - 9:28
Lista de vacinados contra COVID-19, tem rede de farmácias e até funerárias

Em flagrante desrespeito aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cacoal utilizou a vacina CoronaVac contra Covid-19, para vacinar pessoas que não se enquadram nos critérios do Ministério para grupos prioritários.

Na lista de vacinação estão incluídas funerárias e rede de farmácias que furam fila e receberam o imunizante.

São contemplados nesta etapa idosos internados em instituições de longa permanência e os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19, tanto em instituições públicas quanto privadas e indígenas. Somente as pessoas enquadradas nestes perfis poderão ser vacinadas com este primeiro lote.

Em especial, as de uma categoria que, por trás de máscaras, jalecos e notas de pesar, tem suas histórias camufladas, esquecidas, não contadas: os profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19, que estão trabalhando com escalas de trabalho exaustivas e intensas, vendo seus colegas de plantão morrendo tentando salvar quantas vidas forem possíveis.

São essas memórias e sonhos interrompidos que mostram que a frieza das estatísticas não combina com os exemplos deixados por auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, e tantos outros trabalhadores da área que enfrentaram a morte em uma batalha desigual, muitas vezes sem proteção adequada ou auxílio apropriado por parte dos governos contra um inimigo invisível.

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) lamentou em nota de pesar na última terça-feira (26), o falecimento do enfermeiro Vicente Gonçalves de Lima, que faleceu por complicações da Covid-19. O profissional atuava no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

São esses profissionais da área que são os mais expostos à contaminação. “Todos os profissionais são importantes, todas as vidas importam, mas é esse profissional que está com o paciente 24 horas. O médico vai, prescreve e sai. O técnico e enfermeiro não: fica o tempo inteiro. Outra preocupação é a sobrecarga de trabalho. Nas UTIs, o recomendado é um técnico para cada dois pacientes. Com o afastamento de muitos profissionais, seja por contraírem a doença, seja por serem do grupo de risco, muitas vezes um técnico ficava responsável por quatro pacientes”, disse a servidora N. S. (Seu nome ficará sob sigilo por temer represálias).

Fonte: O observador

Fonte: www.rondonoticias.com.br/noticia/interior/50635/lista-de-vacinados-contra-covid-19-tem-rede-de-farmacias-e-ate-funerarias

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::