Porto Velho / RO - sábado, 27 de abril de 2024
(69) 99967-8787

Cássio Gois propõe isenção de IPVA aos veículos elétricos emplacados em RO

Publicado em: 12/03/2024 - 1:45
Cássio Gois propõe isenção de IPVA aos veículos elétricos emplacados em RO

O mercado de mobilidade elétrica no Brasil está experimentando um crescimento nunca visto antes, e o estado de Rondônia busca se alinhar a essa tendência global.

Atento ao movimento que está acontecendo no país, na segunda-feira (11), o deputado estadual Cássio Gois (PSD) está na vanguarda desse movimento, propondo medidas e ações para incentivar a adoção de veículos elétricos no estado.

A iniciativa surgiu após o deputado fazer uma indicação ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que por sua vez, por meio do diretor-geral da autarquia, Leonardo Barreto de Moraes (Léo Moraes), solicitou à Secretaria de Finanças do Estado (Sefin) uma análise sobre os incentivos fiscais para veículos elétricos.

Enquanto cumpre sua agenda oficial no estado do Paraná, em Curitiba, Cássio Gois teve uma reunião com o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado, e com o secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior, para trazer referências e alinhar estratégias que tornem essa proposição uma realidade em Rondônia, em sintonia com o secretário Luís Fernando (Sefin).

Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no primeiro bimestre de 2023, foram comercializadas 8.797 unidades de veículos elétricos no Brasil, representando um incremento de 47% em relação ao mesmo período de 2022. Esta ascensão confirma o vigoroso crescimento do mercado de carros elétricos no país.

A conscientização sobre os desafios ambientais globais está impulsionando a busca por soluções inovadoras. Os veículos elétricos representam uma alternativa sustentável para a mobilidade, oferecendo benefícios cruciais para o meio ambiente, como a redução significativa de emissões de CO2.

Em resposta a essa necessidade premente, Cássio Gois propôs a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) por um período de 3 anos para carros elétricos novos emplacados em Rondônia. Essa medida, segundo ele, visa não apenas incentivar a comercialização de veículos menos poluentes, mas também alinhar o estado com os objetivos de redução de emissões e desenvolvimento sustentável.

Gois reforçou a relevância do tema e expressa a expectativa de que sua indicação seja prontamente considerada e implementada. “A administração pública tem o dever de fomentar práticas de consumo alinhadas com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e os incentivos fiscais para veículos elétricos representam uma oportunidade concreta nesse sentido”, afirmou o parlamentar.

“Estamos diante de uma oportunidade única de promover mudanças significativas em nosso estado, alinhando-nos com as melhores práticas ambientais e econômicas. Os veículos elétricos não são apenas o futuro, são o presente. Em parceria com o governador Coronel Marcos Rocha, estamos agindo agora para garantir um ambiente mais limpo e sustentável para as gerações futuras em Rondônia”, finalizou o deputado Cássio Gois.

Texto: Marcelo Negrão I Assessoria Parlamentar
Fotos: Comunicação I Detran-PR

Tags: ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::